Acadêmicos discutirão a inserção social de egressos do sistema penitenciário na Escola da Magistratura

Dados da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) registram o alarmante índice de reincidência criminal (80%) no Estado do Rio de Janeiro. São vários os fatores que levam homens e mulheres que passaram pelo sistema penitenciário à reincidência criminal, dentre eles o estigma de presidiário que inviabiliza sua entrada no mercado de trabalho.

Criada como uma alternativa inovadora para romper com o ciclo reclusão-liberdade-reincidência, a Incubadora de Empreendimentos para Egressos (IEE), ao longo de três anos de existência e sob o patrocínio da Petrobras, tem promovido o protagonismo social e econômico deste grupo através da prática do empreendedorismo para a geração de emprego e renda.

Na próxima quinta-feira, 27 de agosto, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) reunirá um grupo de acadêmicos para discutir a inserção social de egressos do sistema penitenciário e jovens em conflito com a lei. Participarão do encontro 80 empreendedores do Projeto IEE, dentre eles egressos e outros que cumprem pena no regime semi-aberto, bem como familiares.

Convidado para compor o 183º Fórum de Execução Penal da EMERJ, o Centro de Integração Social e Cultural – CISC “Uma Chance” – instituição gestora do Projeto IEE – tem confirmadas as presenças da professora e assistente social Newvone Ferreira;do gestor público Eduardo Pires Gameleiro; do professor de Direitos Humanos e Direito Constitucional, João Luiz Duboc Pinaud (Ucam e UFF); do professor de Direito Penal Rodrigo de Souza Costa (FGV); e do empreendedor social Ashoka e diretor de Projetos do CISC, Ronaldo Monteiro.

SERVIÇO

183º Fórum Permanente de Execução Penal
Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro
Auditório Nelson Ribeiro Alves.
Av. Erasmo Braga, 115, 4º andar, Castelo
Horário: 9h30min às 12h

_____________________________________________

Fonte de informação: CDN – Comunicação Corporativa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *