O Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca-Ceará) realiza, de 24 de agosto a 4 de setembro, curso de formação em direitos humanos da criança e do adolescente. São ofertadas 40 vagas e as inscrições podem ser feitas até hoje. O público alvo é formado por jornalistas, pauteiros e fotógrafos de veículos de comunicação do Ceará ou que trabalham em assessorias de comunicação de Organizações Não-Governamentais. O curso é gratuito, com duração de 40 horas-aula. A assessora de imprensa do Cedeca e uma das organizadoras do curso, Aline Baima, ressalta que a cobertura da mídia envolvendo esses direitos já avançou após a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente, mas ainda há, na cobertura da imprensa, uma visão conservadora. Com a formação, o Cedeca quer “fomentar novos olhares para a humanização e para a discussão dos papéis dos atores do Sistema de Garantia dos Direitos”.
Aline observa que nem sempre as coberturas jornalísticas contextualizam os casos de adolescentes envolvidos em atos infracionais. “É uma cobertura que os criminaliza como se eles fosses agentes da violência e não vítimas também”, diz. Segundo a jornalista, ainda existe quem concorde com a idéia de que o Estatuto veio para tirar a responsabilidade do adolescente que tenha praticado tais atos. Mas ela lembra que o ECA estabelece sim penalidades, mas leva em conta a situação peculiar de desenvolvimento dele.
Para entender essas e outras questões, o programa da formação vai incluir temas como história social da infância; o Estatuto da Criança e do Adolescente e a comunicação; Direitos Humanos; Mídia e Infância; comunicação e movimentos sociais e análise do discurso midiático.
A formação integra o Projeto Debate Político e Formação em Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, que já está na sexta turma. As outras foram destinadas a conselheiros tutelares; estudantes universitários de ciências humanas, adolescentes e mobilizadores comunitários. As formações ainda contemplarão outros públicos, como comunicadores populares e estudantes de comunicação.
O projeto tem financiamento do Groupe Développement e Comissão Européia. Além das formações, a iniciativa prevê realização de campanhas e eventos de sensibilização da opinião pública para a defesa dos direitos de crianças e adolescentes, o monitoramento de programas televisivos policiais, além da elaboração, publicação e difusão de material de informação, educação e comunicação nas áreas de direito e infância.
SERVIÇO
Projeto Debate Político e Formação em Direitos Humanos – Curso de formação com profissionais de comunicação
Período: 24 de agosto a 04 de setembro de 2009.
Horário: das 17h às 21h.
Local: Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca-Ceará) – Rua Deputado João Lopes, 83, Centro.
Mais Informações: Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca)
Telefone: (85) 3252 4202
Site: www.cedecaceara.org.br
________________
Fonte de informação: Agência Boa Notícia