
Com a proximidade do Dia das Crianças, a discussão sobre a educação e qualidade de vida infanto-juvenil volta à tona. O Caminhos da Reportagem desta quinta, 8 de outubro, às 22h, aborda este tema a partir da exibição de cinco documentários da Série 21st Century, produzidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
As reportagens, feitas especialmente para os filmes, mostram a realidade de crianças e jovens em diversos lugares do mundo. Na Mongólia, por exemplo, o programa revela como as mudanças globais estão afetando a tribo Tsaatan, formada por aproximadamente 40 famílias. A tribo sobrevive da criação de renas com a produção de leite, carne, peles e ossos usados como materiais de construção e ferramentas, além da utilização dos animais para o transporte. Sendo assim, qualquer alteração climática afeta diretamente o modo de sobrevivência desse povo.
Outro problema é o ensino das tradições aos jovens. As novas gerações já não se interessam em aprender os costumes antigos como a língua e os hábitos da tribo, e esses elementos culturais correm o risco de desaparecer. Já na capital do país, Ulaanbaatar, o Caminhos da Reportagem mostra os jovens que moram nas ruas, cometem crimes e podem ser condenados a longas sentenças de prisão.
Na República Centro Africana, uma família sofre com a violência praticada por grupos armados que disputam o poder na região de países como Chade, o Sudão e a República Democrática do Congo.
O programa também apresenta a história de dois africanos que presenciaram um dos piores massacres raciais do século XX. Um deles, pôs a própria vida em risco na tentativa de proteger crianças Tutsis dos violentos ataques das milícias Hutus durante o genocídio em Ruanda, no ano de 1994. O outro africano uniu dois jovens que nasceram em lados opostos, dominadas por milícias rivais. No conflito étnico em Burundi, um dos países mais pobres do mundo, a maioria dos soldados eram crianças.
O Caminhos da Reportagem vai ao ar toda quinta, às 22h.
preciso dessa reportagem p fazer trabalho escolar