A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) inicia nesta quarta-feira (21) o seminário Diversidade nas Escolas: Preconceito e Inclusão. O primeiro painel, que terá início às 10h, deverá contar com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad, e abordará o tema “Orientação sexual e relações de gênero”. A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), vice-presidente da CE, será a moderadora do painel.
Também foram convidados para o debate o presidente da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais, Toni Reis; o coordenador do Programa da Organização das Nações Unidas (ONU) para HIV/AIDS, Pedro Chequer; a diretora da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Maria Elisabete Pereira; a coordenadora de Pesquisa da Rede de Formação Tecnológica Latino Americana, Miriam Abramovay e o diretor da Pathfinder do Brasil, Carlos Laudari.
O requerimento para realização do seminário é de autoria dos senadores Paulo Paim (PT-RS), Cristovam Buarque (PDT-DF), Flávio Arns (PSDB-PR), Ideli Salvatti (PT-SC) e Fátima Cleide (PT-RO). Para justificar a realização do evento, os senadores argumentam, com base em informações de especialistas que as escolas têm papel fundamental na educação sexual dos jovens.
Conforme observam, o ambiente escolar oferece a crianças e adolescentes uma oportunidade de conversar sobre sexo, tendo em vista que o assunto ainda é tabu em muitos lares. Gravidez, aborto, masturbação e homossexualidade são os temas mais abordados na orientação escolar.
Cláudio Bernardo / Agência Senado
_________________________________
Fonte de informação: Agência Senado