Durante o fim de semana, um grupo de pessoas esteve na praia de Ipanema para recolher assinaturas em apoio à ratificação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. O tratado da ONU, que tem o propósito de promover, proteger e assegurar o exercício pleno e eqüitativo de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais e promover o respeito pela dignidade inerente de todas as pessoas com deficiência, começou a vigorar internacionalmente neste sábado, dia 3. No Brasil, o documento ainda não tem validade porque o Congresso não o ratificou.
A Convenção recebeu o apoio de pessoas como a atriz Maria Paula, da Rede Globo (Casseta e Planeta),o cantor Alceu Valença, Jurema Batista, presidente da FIA – Fundação para Infância e Adolescência,da Secretaria de Direitos Humanos e Assistência Social do Estado do Rio de Janeiro e a atriz Marilice Cosenza também da Globo.
Além de detalhar a Convenção, o grupo conversou sobre escola pública e de qualidade para todos, desenho universal, esteira de bambu na praia, políticas públicas, aproveitando para romper as bolhas que separam e segregam pessoas.
Foi marcante a partipação dos adolescentes, que paravam para fazer perguntas e dar apoio à causa, todos atentos e indignados. Muita gente desconhece os numeros, e quando se interam de que no Brasil quase 15% da população tem alguma deficiência, passa a ter noção que a causa é de
todos interessa a todos e é uma necessidade na Nação.
As assinaturas recolhidas no Rio e em outras cidades serão entregues no Congresso Nacional no dia 14 de maio.
One Comment