
O evento marca os 10 anos de atividades do Núcleo Pela Tolerância do Departamento de Ciências Humanas, da FAAC/ Unesp-Bauru. Com pesquisas, publicações e projetos de extensão junto à comunidade acadêmica, às escolas de educação básica e ao público em geral por meio do internet, o Núcleo Pela Tolerância vem estimulando a reflexão e o combate à discriminação, à intolerância e ao preconceito. A convivência na diversidade é sempre articulada com a busca da superação das desigualdades sócio-econômicas e culturais, causas da origem e/ou da agudização das diversas formas de intolerância e exclusão do outro.
Nos últimos anos, o Núcleo Pela Tolerância tem sintonizado suas atividades com os objetivos do Observatório de Educação em Direitos Humanos, programa Unesp instalado na Unesp em dezembro de 2007.
O presente simpósio Da Tolerância aos Direitos Humanos busca – na filosofia, história, psicologia e política e comunicação – uma compreensão mais profunda da gestação histórica de nossos preconceitos, da idéia de tolerância e, por fim, do conjunto dos direitos humanos, enquanto legado não apenas das revoluções liberais, mas também das revoluções socialistas.
Hoje, os discursos pela “convivência na diversidade” e pelos “direitos humanos” em geral são destaques na mídia, na educação e na política. Para evitar um consenso modista, tais discursos devem ser refletidos criticamente em seus avanços, limites e contradições. Somente assim é possível colocá-los a serviço das transformações mais profundas da sociedade contemporânea.
___________________________