Acessibilidade comunicacional

Na próxima terça-feira, dia 1 de dezembro, às 19h, será realizada, no Auditório da Livraria Cultura (em Recife, PE), palestra sobre Acessibilidade Comunicacional, técnica de inclusão sócio-cultural, que vem sendo, cada vez mais difundida em nosso país.

A fim de garantir o acesso de pessoas com deficiência visual à comunicação em ambientes, como cinemas, museus, teatros e demais lugares, onde as manifestações artísticas ocorram, a áudio-descrição vem como uma ferramenta de tecnologia assistiva que responde à preceitos legais e sociais de inclusão da pessoa com deficiência.

Partindo do pressuposto de que a arte e a cultura são direitos de todos e que o acesso democrático aos bens culturais é fator de identificação social do qual as pessoas com deficiência visual fazem parte, o Professor Francisco Lima falará da técnica da áudio-descrição como possibilidade de aplicação comunicacional na arte, no lazer, nos meios de comunicação, tais como jornais etc.

A palestra ministrada pelo coordenador do Centro de Estudos Inclusivos (CEI/UFPE), PHD em Psicofísica Sensorial e formador de áudio-descritores no curso de Tradução Visual “Imagens que Falam” abordará o conceito de áudio-descrição, relacionando o tema com a apreciação de eventos imagéticos experienciados pelas pessoas com deficiência visual e estendendo essa preocupação aos diversos meios de comunicação.

A discussão será mediada pela organizadora da palestra, produtora, atriz e arte-educadora Andreza Nóbrega, que também desenvolve pesquisa na área da áudiodescrição.

Obs. O evento será gratuito.
Sua presença é muito importante

Público alvo: Artistas, Atores, diretores, produtores culturais, pedagogos, professores e interessados em geral.

Serviço:
Palestra sobre Acessibilidade Comunicacional
Auditório da Livraria Cultura
Entrada Gratuita
01/12/2009  – 19h
Maiores informações:
Andreza Nóbrega: (81) 87460373
andrezanobrega@yahoo.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *