Mapa da Violência 2010 – anatomia dos homicídios no Brasil

No ano de 1998 publicou-se o primeiro Mapa da violência. Pretendia-se, com esse trabalho, realizar uma leitura social das mortes violentas na juventude brasileira. Com esse propósito, atualizamos dados decenais sobre a mortalidade por causas violentas no país. Mais quatro Mapas foram divulgados bienalmente após o primeiro, sempre com o subtítulo Os jovens do Brasil.

Em 2006 propôs-se a estruturação de uma nova série de Mapas, centrados agora na situação e evolução da mortalidade violenta nos 5,6 mil municípios do país. A série receberia o nome de Mapa da violência dos municípios brasileiros, e sua segunda edição viria em 2008. Instituições ligadas à problemática da criança e da adolescência trouxeram-nos a necessidade de avaliar outras faixas etárias além da tradicional  “juventude”. Isso nos levou a propor um estudo mais pontual em 2009, centrado em homicídios por um lado, e em várias faixas etárias por outro lado (infância, adolescência, juventude), segundo a definição dos diversos instrumentos legais do país.

Esse é o objetivo deste novo Mapa: verificar a estruturação histórica, as características e as tendências da violência homicida no país, nas diversas faixas etárias significativas da população. Tomando como foco a violência homicida, estudam-se os desdobramentos não só no Estados, capitais e regiões metropolitanas, mas também nos municípios. Não sendo possível cobrir a totalidade dos municípios do país, optou-se por listar, em cada capítulo referente às faixas etárias, os 300 municípios mais violentos do Brasil. No site da instituição (http://www.institutosangari.org.br/mapadaviolencia/) deixamos uma planilha no formato MS Excel com a totalidade dos dados referentes aos 5.564 municípios do país.

Faça neste link o download do relatório completo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *