Sensação de autonomia e respeito diante de uma urna eleitoral acessível

Dedo prestes a apertar a tecla confirma em urna eletronica de votacao
Dedo prestes a apertar a tecla confirma em urna eletronica de votacao

Gostaria de compartilhar com todos a sensação de inclusão e respeito para com minha cidadania que tive ao testar ontém, na REATECH, a acessibilidade das urnas eleitorais por meio da síntese de voz.

Não sei se algum dos colegas com deficiencia visual aqui do grupo já teve essa oportunidade, mas é uma experiencia muito gratificante poder contar com este recurso.

O sistema informa qual o cargo em questão, começando pelo deputado estadual. Ouve-se: “Deputado estadual número”, e voce tecla os cinco algarísmos referentes ao mesmo, o eco da pressão das teclas não será ouvido.

Em seguida o sistema informa: “Voce votou para deputado estadual no seguinte número” tal e tal, informa somente o número que voce teclou. Não é informado o nome do fulano. Voce precisa teclar depois se confirma ou se corrige.

Fazendo a confirmação o sistema passa para a segunda escolha, isto é, deputado federal, que agora serão quatro algarísmos. Repete-se o procedimento. Em seguida o sistema informa primeiro Senador, segundo Senador, cada qual com tres algarísmos, governador e finalmente presidente da República, ambos com dois algarísmos.

Interessante saber que caso voce digite um número inválido, o sistema chama atenção para isso e informa que caso voce confirme aquele número, seu voto será considerado inválido, ou seja, voce pode invalidar seu voto caso queira.

Caso voce tecle a tecla branco, o sistema também informa que voce votará em branco caso confirme sua opção.

Caso a pessoa queira votar apenas na legenda, no partido, nos dois primeiros casos, deputado federal e deputado estadual é possível. Para isso basta a pessoa digitar somente os dois algarísmos do partido e teclar confirmar.

Como teremos duas votações para Senador, caso voce tecle o mesmo número de Senador duas vezes, o sistema informa que voce está votando em um número repetido e caso confirme, voce estará anulando seu voto.

Foi uma sensação de confiança bem grande, mesmo o sistema não falando o nome do candidato, mas apenas o número, , por isso teremos que tê-lo bem decorado, a segurança de que voce está votando na pessoa certa é muito interessante.

Portanto, recomendo a todos que corram, até o próximo dia 5 de maio, para seus cartórios eleitorais e solicitem para que em suas seções seja instalada a urna com fones de ouvidos e síntese de voz. Segundo a fundionária do TRE que estava de plantão na feira, os fones devem ser fornecidos pela seção, mas mesmo assim não custa ficarmos prevenidos e levarmos os nossos.

Então lembrem-se, até no máximo dia 5 de maio é o prazo para que aqueles que necessitarem de algum tipo de acessibilidade diferenciada em sua seção eleitoral faça essa solicitação ok?

As pessoas cegas devem solicitar as urnas com síntese de voz e fones de ouvidos, as pessoas com mobilidade reduzida ou em cadeiras de rodas devem solicitar que as urnas sejam colocadas em lugares acessíveis.

Não deixem de participar dessa festa de nossa democracia.

Naziberto Lopes Oliveira

Fonte: Grupo MVI BRASIL

3 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *