
O que faz com que escolas pertencentes a uma mesma rede de ensino tenham desempenhos tão diferentes? A resposta, segundo quem entende do assunto, não é nenhum bicho de sete cabeças. O que faz a diferença é o simples comprometimento entre educadores e alunos, mostra uma pesquisa feita em 35 escolas públicas “de sucesso” do Paraná e outros três estados – Acre, Ceará e São Paulo.
Das escolas escolhidas para a pesquisa, 10 são da rede estadual do Paraná. Todas elas têm em comum a parceria entre educadores e alunos. “Algo que nos surpreendeu é que os profissionais acreditam no sucesso de seus estudantes”, explica o diretor de concepções e orientações curriculares para a educação básica do MEC, Carlos Artexes Simões.
No Colégio Estadual Nilson Baptista Ribas, localizado no bairro Seminário, em Curitiba, a equipe escolar se baseia na motivação e na expectativa do sucesso. “O idealismo em educar se sobrepõe às dificuldades que encontramos no dia a dia”, afirma a pedagoga Heloísa Alves Passarella, que atua há 20 anos no colégio.
Além de construir regras claras de convivência com pais e estudantes, o colégio também possui uma liderança forte, que está aberta a ouvir. E é assim, de portas abertas, que permanece a sala da diretora Evelise Sermann. Enquanto atendia a reportagem, Evelise era constantemente interrompida por alunos que não hesitavam em procurá-la para tirar dúvidas. “Aqui é sempre assim. Ninguém precisa marcar hora para falar com a direção e falamos de igual para igual. Todos se respeitam na sua individualidade”, diz a diretora.
São cerca de 400 alunos matriculados no ensino médio, o que representa mais da metade do total de 700 estudantes do colégio, que também oferece fundamental. Diferente da maioria das escolas de ensino médio do país, evasão nesta modalidade é algo que não existe no Nilson Baptista Ribas. Neste ano, outras seis turmas foram abertas por causa da grande procura. “Os jovens acreditam na escola, sabem que vai agregar valor à vida deles”, ressalta Evelise.
De acordo com o diretor do MEC, as escolas pesquisadas não são as que possuem os melhores resultados em avaliações formais, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Índice da Educação Básica (Ideb). “Foram escolhidas porque surpreendem dentro do grupo de instituições que possuem perfis semelhantes”, explica.
Gargalo
É justamente no primeiro ano do ensino médio que um a cada seis alunos desistem da escola, de acordo com levantamento feito pelo Instituto de Estatísticas e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2007. Em 2008, segundo pesquisa realizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV), 14,3% dos jovens com idade entre 15 e 17 anos desistiram da escola.
Na opinião do diretor do MEC, o ensino médio vive algumas indefinições mundiais e, apesar do alto índice de evasão nesta modalidade de ensino, o Brasil ainda é uma referência conceitual. “Aqui temos a concepção de que o ensino médio é uma etapa essencial da educação básica”, diz Simões. Apesar disso, ele reconhece que, em geral, o jovem brasileiro não vê sentido no ensino médio.
Desafio
A chefe do Departamento da Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação, Mary Lane Hutner, ressalta que 1.276 escolas da rede estadual oferecem ensino médio no Paraná e também reconhece que há um desafio para manter os jovens em sala de aula. “Uma de nossas ações é investir no ensino médio integrado à educação profissional”, afirma.
Bê-á-bá
De acordo com a pesquisa “Melhores Práticas em Escolas do Ensino Médio no Brasil”, feita em parceria com o MEC e BID, as 35 escolas possuem oito características comuns. São elas:
1 – Foco e comprometimento com a aprendizagem.
2 – Existência de regras de convivência claras e aceitas por todos.
3 – Elevado senso de responsabilidade profissional.
4 – Expectativas positivas em relação ao desempenho dos alunos.
5 – Preservação e otimização do tempo escolar.
6 – Liderança forte.
7 – Comunidade escolar acredita que todos ensinam bem e aprendem com sucesso.
8 – Trabalho coletivo entre a equipe escolar.
Fonte: MEC/BID
Bons exemplos
As dez escolas no Paraná:
Escola – Município
> Professor Lysimaco F. da Costa – Rio Negro
> Antonio Lacerda Braga – Lapa
> Sagrada Família – Campo Largo
> José de Alencar – Braganey
> Nilson Baptista Ribas – Curitiba
> Colégio Estadual do Paraná – Curitiba
> Centro Est. Educ. Sudoeste – F. Beltrão
> Francisco C. Martins – Guarapuava
> José A. Aragão – Londrina
> Presidente Castelo Branco – Toledo
Fonte: Seed-PR
Colégio do Oeste aposta na integração
O Colégio Estadual José de Alencar, em Braganey, Oeste do Paraná, adotou como meta para o bom desenvolvimento do ensino o envolvimento de pais, alunos e professores. Leia a matéria completa
Contraturno e contato com ex-alunos
Projetos no contraturno e retorno de ex-alunos como professores ou estagiários são outros elementos que contribuem para os resultados positivos do Colégio Estadual Nilson Baptista Ribas.
No Colégio Estadual Nilson Baptista Ribas, localizado no bairro Seminário, em Curitiba, a equipe escolar se baseia na motivação e na expectativa do sucesso. “O idealismo em educar se sobrepõe às dificuldades que encontramos no dia a dia”, afirma a pedagoga Heloísa Alves Passarella, que atua há 20 anos no colégio.
Além de construir regras claras de convivência com pais e estudantes, o colégio também possui uma liderança forte, que está aberta a ouvir. E é assim, de portas abertas, que permanece a sala da diretora Evelise Sermann. Enquanto atendia a reportagem, Evelise era constantemente interrompida por alunos que não hesitavam em procurá-la para tirar dúvidas. “Aqui é sempre assim. Ninguém precisa marcar hora para falar com a direção e falamos de igual para igual. Todos se respeitam na sua individualidade”, diz a diretora.
São cerca de 400 alunos matriculados no ensino médio, o que representa mais da metade do total de 700 estudantes do colégio, que também oferece fundamental. Diferente da maioria das escolas de ensino médio do país, evasão nesta modalidade é algo que não existe no Nilson Baptista Ribas. Neste ano, outras seis turmas foram abertas por causa da grande procura. “Os jovens acreditam na escola, sabem que vai agregar valor à vida deles”, ressalta Evelise.
De acordo com o diretor do MEC, as escolas pesquisadas não são as que possuem os melhores resultados em avaliações formais, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Índice da Educação Básica (Ideb). “Foram escolhidas porque surpreendem dentro do grupo de instituições que possuem perfis semelhantes”, explica.
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Fonte: Gazeta do Povo
ADOREI ENCONTRAR VOCÊS JÁ ESTUDEI NESSE COLÉGIO ALGUM TEMPO ATRAS E HOJE SOU PROFESSORA FORMADA TANTO NO MAGISTERIO COMO FIZ LETRAS O MAGISTERIO INICIEI AI E TERMINEI AQUI NO ESTADO DE SÃO PAULO. HOJE ENCONTREI VOCÊS E PESSO SE ACASO AI NO COLÉGIO DE VOCES TIVER UMA ALUNA CHAMADA ANDRESA CAETANO COMENTE DE MEU -MAIL E MANDE ELA ENTRAR EM CONTATO COMIGO ASSIM QUE VOCES COMENTAR COM ELA SABERÁ DE QUEM ESTARÁ FALANDO DESDE JÁ AGRADEÇO.O NONE DE MINHA ESCOLA E.E PROFESSORA ZULENKA RAPCHAN FICA LOCALIZADA NO MUNICIPIO DE MIRANTE DO PARANAPANEMA É UM DISTRITO .