Entre a realidade e a esperança, informe alternativo sobre direitos humanos

Este relatório é fruto de um desafiante projeto desenvolvido por meio do trabalho em rede, por pessoas que acreditam que é preciso trabalhar em cooperação para construir um mundo mais justo em que os direitos humanos sejam efetivamente protegidos e promovidos, fortalecendo a voz de cada ator nesta empreitada.

O presente projeto de se fazer um relatório alternativo sobre as os Objetivos do Milênio surgiu dos participantes do IV Colóquio Internacional de Direitos Humanos, ocorrido em 2004, em São Paulo, Brasil, cujo tema foi A Declaração e as Metas de Desenvolvimento do Milênio da ONU: desafios para os direitos humanos.

Trata-se de um enorme desafio realizar uma pesquisa sobre direitos humanos e os Objetivos do Milênio à distância e em duas línguas. Este projeto não teria sido possível sem a persistência, dedicação e paciência de María Esther Mogollón e a contribuição dos autores dos relatórios. Os informes contidos nesta publicação são de ativistas de direitos humanos do Brasil, Colômbia, El Salvador, Moçambique, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai que integram a Rede DiálogoDH – Rede de Ativistas de Direitos Humanos do Hemisfério Sul.

A idéia de se criar uma rede para troca de informações e ação conjunta entre ativistas da África, Ásia e América Latina, hoje chamada de Rede DiálogoDH, surgiu durante o I Colóquio Internacional de Direitos Humanos, realizado em São Paulo em 2001. O Colóquio tinha como objetivo a constituição de um fórum para discussão de ações comuns que garantissem a efetivação dos direitos humanos nos países em desenvolvimento. Os participantes chegaram à conclusão de que aquela experiência de troca de informações e conhecimento entre organizações de direitos humanos do sul tinha sido tão proveitosa que não poderia se limitar a tão poucos dias. Surgiu então a proposta de se criar uma rede que fizesse daquele diálogo algo permanente, superando barreiras geográficas e lingüísticas. A proposta de criação da rede foi então transformada em um projeto que recebeu, inicialmente, o apoio da Fundação das Nações Unidas e da Fundação Ford e Conectas Direitos

Humanos, organização brasileira que co-fundou o Colóquio, atua como facilitadora da Rede DiálogoDH.

A idéia de uma rede é tão sedutora como difícil de se implementar. A concretização do presente Relatório nos leva a renovar nossa certeza de que é possível vencer os obstáculos da distância e da língua para agir em rede em prol da promoção dos direitos humanos no sul.

Hoje, graças aos autores deste Relatório, a Rede DiálogoDH é uma realidade!

Link para download.

Julia Mello Neiva
Facilitadora
Rede DiálogoDH

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *