Pessoas com síndrome de Down assumem a defesa dos próprios direitos

Lucio Carvalho – Equipe Inclusive

Na Espanha, cerca de cem jovens com síndrome de Down pertencentes a um projeto que reúne pessoas de várias cidades e organizações, elaboraram um guia de defesa de direitos baseado na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. O guia tem por objetivo difundir os princípios da Convenção e popularizá-los entre as próprias pessoas com síndrome de Down, para que façam valer seus direitos.

O guia foi apresentado a autoridades governamentais, representantes das Nações Unidas e da Down España na última semana. Além do guia impresso, a edição traz uma versão digital em DVD. Segundo os autores, a característica principal do guia é fazer o contraste entre os princípios legais de proteção aos direitos das pessoas com deficiência e a forma como as próprias pessoas com síndrome de Down os percebem. Trata-se do primeiro guia do gênero, no qual as próprias pessoas com síndrome de Down analisam a Convenção. Editado inicialmente em inglês e espanhol, o guia poderá ser traduzido para outros idiomas.

Intiulado “A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiências vista por seus protagonistas”, o material será apresentado na ONU em setembro, quando os países signatários estarão apresentando trabalhos de divulgação e difusão de seus princípios, como a própria Convenção requer.

Faça download do guia neste link (em espanhol).

Com informações da Europa Press e Down España.
_______________________________

Fonte:
Inclusive – inclusão e cidadania

2 Comments

  1. Ótima iniciativa porém, é preciso de que muitos outros países adotarem esse exemplo, e não só com o down mas o de outras doenças tambem

  2. Um belo exemplo a ser seguido por outros paises, que devem além de buscar esses idéias também precisam implementalas a realidade local e devem buscar abranger outros tipos de deficiencias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *