
Seccional integrada com as 105 subseções cria canal de comunicação em defesa dos Direitos Humanos. Uma das medidas foi a criação do endereço eletrônico direitoshumanos@oabrs.org.br, como meio de interlocução entre a OAB, sociedade civil e as comunidades.
Na manhã deste sábado (03), a diretoria da OAB/RS juntamente com presidentes e representantes das subseções estiveram reunidos no auditório Guilherme Schultz Filho, no 2º andar da sede da entidade, para criar uma rede estadual de apoio, informação e atuação na defesa dos direitos fundamentais dos cidadãos.
A mesa foi composta pelo presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, pela secretária-geral, Sulamita Santos Cabral e pelo coordenador-geral da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto da entidade, Ricardo Breier.
No encontro, foi definida a estrutura de atuação da rede e como ponto de partida foi instituído o e-mail direitoshumanos@oabrs.org.br, como meio de interlocução entre a OAB, sociedade civil e as comunidades.
“Este é um marco histórico na trajetória da OAB/RS, pois através do trabalho engajado com as 105 subseções vamos atuar em todo o RS, discutindo e buscando soluções em diversos temas pontuais relacionados à sociedade. Temos que fortalecer a cidadania, pois nós somos a voz do cidadão”, assegurou Lamachia ao abrir os trabalhos.
Sulamita lembrou do advogado Heráclito Fontoura Sobral Pinto – personalidade homenageada pela OAB que dá o nome à Comissão – pois destacou-se por sua luta em defesa dos Direitos Humanos.“Desejo muito êxito neste trabalho e que cada um de vocês seja um novo Sobral Pinto”.
Em sua exposição, Breier fez um apanhado dos temas a serem abordados, como instalação do Programa de combate contra o abuso sexual e prostituição infantil; exploração da mão de obra de crianças e adolescentes; atuação junto ao Sistema Penitenciário; vulnerabilidade dos idosos; inclusão dos das pessoas portadoras de deficiência; a calamidade relacionada à saúde pública e a proposta de audiência pública nas subseções.
(…)
_____________
Fonte: OAB/RS