
DANIELE RICCI
Da Gazeta de Piracicaba
daniele.ricci@gazetadepiracicaba.com.br
O grupo E-Jovem LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) de Piracicaba, criado na cidade em fevereiro deste ano como uma das muitas unidades do gênero espalhadas por todo o Brasil, está coletando assinaturas para um abaixo-assinado, visando a criação do Conselho Municipal de Direitos da População LGBT.
O documento conta, até agora, com 500 assinaturas e vem circulando por escolas, empresas, estabelecimentos comerciais e na Câmara Municipal de Vereadores.
A ideia é que seja apresentado diretamente ao prefeito Barjas Negri (PSDB), para que analise, compreenda a necessidade da criação do conselho e encaminhe à Câmara. “A criação do conselho será importante, porque servirá para abrir discussões no município que levem à promoção de políticas públicas que beneficiem a comunidade LGBT, que muito contribui para a sociedade”, afirmou Luiz Gustavo Gonçalves, vice-presidente do E-Jovem Piracicaba.
A entrega do documento com abaixo-assinado deverá ser feita durante um fórum local, para abrir discussões sobre a diversidade sexual em Piracicaba. O evento deve agregar diversas entidades, principalmente representantes de instituições escolares, onde o bullying sobre o adolescente e o jovem homossexual é bastante significativa.
“A maioria que sofre esse preconceito na escola, não tem suporte e os diretores e professores não sabem trabalhar o assunto. Esperamos que participem para que conheçam os direitos e se capacitem para lidar com o tema. O adolescente homossexual já não tem suporte em casa e quando isso acontece na escola, muitas vezes desistindo dos estudos”, disse o presidente do E-Jovem Piracicaba, Bruno Campos.
ESCLARECER. Na tentativa de esclarecer sobre saúde, sexualidade, cultura, direitos e temas afins, todas as segundas-feiras, às 19h30, na Estação da Paulista, é promovido o Encontro da Juventude LGBT, com palestras e rodas de conversa.
O encontro é promovido pelo E-Jovem local, formado por cerca de 70 pessoas entre 14 e 29 anos de idade.
Outro evento programado pelo grupo para o dia 25 deste mês, é o 1º Torneio de Vôlei da Juventude contra a Homofobia, a partir das 10 horas, no ginásio municipal José Oliveira Garcia Netto, no Bairro Alto.
Sete equipes já foram inscritas e várias unidades do Estado vão participar com suas equipes. “Queremos usar o esporte como forma de combater o preconceito”, disseram Bruno Campos e Luiz Gustavo Gonçalves.
______________________
Fonte: Gazeta de Piracicaba