A cada dia, 77 casos de violência contra crianças e adolescentes são registrados pelo Disque Denúncia Nacional – Disque 100, serviço da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). De janeiro a julho deste ano, o serviço recebeu 16.348 mil denúncias. Em sete anos, mais de 80% dos 5.565 municípios brasileiros tinham oferecido denúncias ao Disque 100, número superior aos 78% de 2009.
De 2006 a 2010 houve um crescimento de 70,47% no total de municípios que realizaram denúncias de violações contra os direitos humanos de crianças e adolescentes.
A região Nordeste foi a que denunciou ao serviço nos sete primeiros meses do ano, registrando 37% das denúncias. Em seguida as regiões Sudeste (33%), Sul (12%) e, por último, as regiões Norte e Centro-Oeste, com 9% cada.
A violência física e psicológica lidera o número de denúncias, seguidas por negligência, abuso sexual, exploração sexual, pornografia e tráfico de crianças e adolescentes.
As principais vítimas são as mulheres. Cerca de 57% das denúncias correspondem a crianças ou adolescentes do sexo feminino. Esse número sobe para 80% nas situações de exploração sexual.
O objetivo do Disque 100, executado pela SDH/PR em parceria com a Petrobras e o Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes (Cecria), é receber denúncias de violência contra meninas e meninos e interromper a situação revelada. As denúncias são recebidas e encaminhadas de segunda-feira a domingo, inclusive feriados, das 8h às 22h.
O encaminhamento das denúncias é feito para a rede de proteção e responsabilização do local onde a vítima se encontra. A denúncia será encaminhada para o órgão mais adequado à situação, como o conselho tutelar, delegacias de proteção ou Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal. Todas elas são encaminhadas também para o Ministério Público para acompanhamento dos resultados. A ligação é gratuita e o denunciante não precisa se identificar. ___________
*Fonte:* SEDH http://www1.direitoshumanos.gov.br/2010/08/10-ago-2010-disque-100-registra-16-348-mil-denuncias-nos-7-meses-de-2010
Bom dia, tenho acompanhado algumas atitudes de sua instituição pelo programa “Siga Bem Caminhoneiro”, e faço parte de uma associação que esta em inicio de suas atividades, estamos trabalhando para levar beneficios aos Transportadores de Cana de Açucar e Alcool do Estado de São Paulo, nosso site esta sendo reformulado, e gostaria desde ja, incluir seu link em nosso site para que possam ver as atitudes e também os resultados alcançados, sei que ainda estamos iniciando, mas se possivel quero colocar aquele “Logo” Disque 100, no site e ao clicar ir para sua pagina levando algum conhecimento a quem se interessar, havendo interesse por gentileza maniestem-se, seja pelo contatoatca@gmail.com ou atendimento@sales.cim.br.
grato
Alexandre