O prazer de aprender a aprender

A Editora Multifoco convida para o lançamento de “O prazer de aprender a aprender”, de João Luís de Almeida Machado.

Dia 21 de agosto – 11 hs.

Bate-papo com o autor
Prof. Dr. João Luís de Almeida Machado
Membro da Academia Caçapavense de Letras
Data e Horário: 21/08/2010 (Sábado) – 11 horas
Local: Literacia – R. República do Líbano, 291
São José dos Campos – SP – Tel: (12) 3204-7742

Obs.: Logo após o lançamento, na hora do almoço a Literacia estará realizando uma deliciosa feijoada com roda de chorinho (entre em contato pelo telefone 12-3204-7742 para reservas)

___________________________

” A Unesco, através de Jacques Delors, na obra “Os Quatro Pilares da Educação”, definiu a partir do final do século XX, que entre os princípios elementares que devem orientar a ação pedagógica inclui-se, como sustentáculo, o aprender a aprender. É muito mais do que o jogo de palavras nos permite compreender, pois redefine no âmbito educacional as diretrizes e os parâmetros que, literalmente, dão o norte e estabelecem o rumo da educação no mundo inteiro, inclusive no Brasil.

Não há, certamente, como concretizar esta mudança da noite para o dia. Implica revisões e atualizações que devem promover uma verdadeira revolução nas salas de aula. Não se trata de uma revolução que possa acontecer, como poderia se esperar, por decreto. Sendo assim, sua consolidação vem aos poucos, silenciosa, adentrando escola atrás de escola, chegando aos gestores e aos professores, sendo propagada entre os alunos e funcionários, saindo do âmbito escolar e, mesmo, atingindo o tecido social…

Aprender a aprender é muito mais complexo do que aquilo que se propunha antes em educação e, certamente, também é mais efetivo, propiciador de resultados melhores, semeador de êxitos.

Propõe-se com esta idéia a revisão da cultura educacional como a conhecemos, tornando o aluno o centro de seu processo de aprendizagem, dando ao professor um novo papel, de brilho e destaque, como aquele que instiga, orienta, promove, provoca e, a todo o momento, tenta fazer com que os alunos fiquem mais curiosos e interessados em pesquisar, saber, conhecer o mundo a sua volta.

Neste contexto, gera-se a idéia de prazer, constitui-se espaço em que as pessoas se sentem bem, configura-se seara em que os participantes querem e gostam muito de estar presentes, atuando.

Não consigo pensar em educação que não traga prazer e satisfação, mesmo que em alguns momentos tenhamos frustrações, dificuldades e problemas. Sentir-se feliz, construindo-se enquanto pessoa, afeiçoando-se cada vez mais pelo saber, entendendo como a aprendizagem o torna melhor, sinais evidentes de que o prazer está em pleno curso, acontecendo, é requisito básico para o ser humano realmente se sentir envolvido em qualquer instância de sua vida, seja pessoal ou profissional.

Ao trazer o presente livro, O Prazer de Aprender a Aprender, publicado pela Editora Multifoco, o que nos motiva é demonstrar, a partir de textos que relatam, explicitam, explicam e descrevem idéias, propostas e ações efetivas relacionadas ao trabalho educacional, que é possível e, ao mesmo tempo, necessário que efetivemos a aproximação entre o Aprender a Aprender e o Prazer nas salas de aula.

Com este título queremos motivar, abrir espaço para reflexões, promover o intercâmbio de idéias que auxiliem a educação brasileira e, ao mesmo tempo, ajudar a consolidar nas escolas do país, uma educação de qualidade em que nossos estudantes, ao aprender a aprender, com prazer, sintam-se cada vez mais independentes, articulados, engajados, participativos, éticos e, principalmente, felizes. Tanto eles quanto seus professores, os gestores das escolas, suas famílias e toda a sociedade!”

João Luís de Almeida Machado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *