Os principais projetos e ações realizados durante a Década de Cultura de Paz no Brasil estão reunidos na publicação “Cultura de Paz: da reflexão à ação”, lançada pela Unesco, em parceria com a Associação Palas Athenas. O documento será entregue pelo governo brasileiro à Assembleia das Nações Unidas em sua última sessão deste ano.
A publicação está disponível para download gratuito no site da Unesco.
“A Década da Cultura de Paz no Brasil envolveu centenas de organizações, multiplicou práticas, fortaleceu redes, inspirou temáticas, estimulou a criação de conselhos de paz e de politicas públicas de cultura de paz. Além disso, abriu novos diálogos nas organizações, nos territórios, nos governos e na sociedade ”diz o coordenador da área de Desenvolvimento Cultural do Instituto Pólis, Hamilton Faria.
Faz parte da publicação a palestra sobre ação e políticas públicas realizada por Faria em 2008 no Fórum Internacional Cultura de Paz e Pedagogia a Convivência em São Paulo.
Em relação ao tema das políticas públicas, Faria afirma que embora os avanços tenham sido notáveis durante a década, há ainda desafios importantes como a construção definitiva de politicas públicas de cultura de paz e de conselhos municipais de cultura de paz.
_________________
Fonte: Instituto Pólis