Vídeos que lançam olhares únicos sobre o cotidiano da comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro, da cidade saudita de Meca, sagrada para os muçulmanos, e das Ilhas Galápagos, pertencentes ao Equador, são apenas alguns exemplos das produções participantes da campanha mundial One Day on Earth (Um Dia na Terra), que começam a ser disponibilizadas na internet.
A iniciativa contribui para o PNUD reforçar seu papel de incentivo ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), conjunto de metas fixadas pela ONU com prazo até 2015. Isso porque vídeos captados por ocasião do One Day on Earth expõem desafios enfrentados em várias regiões do mundo para que os oito compromissos sejam atingidos.
Em parceria com o PNUD e mais de 60 organizações sem fins lucrativos, a campanha One Day on Earth convocou pessoas de todo o mundo a gravar, em 10 de outubro do ano passado, imagens de vídeo para documentar seus próprios modos de enxergar a realidade. Representantes de mais de 200 países e territórios fizeram as incrições gratuitas na internet para participar do evento.
A iniciativa, estabelecida pela Fundação Creative Visions em 2008, tem como objetivo servir como uma “cápsula do tempo”, que retrate histórias de vida no planeta em um intervalo de 24 horas. Entre os que produziram e fizeram vídeos para a campanha estão, além de cineastas, adolescentes que utilizaram novas tecnologias para captação das cenas, incluindo telefones celulares.
Além de imagens de gestos simples, como a degustação de um café da manhã caseiro no Rio de Janeiro ou mesmo a caminhada de uma criança em um parque de São Paulo, o One Day on Earth disponibiliza também em seu site vídeos de grandes eventos, como a parada militar que marcou o 65º aniversário do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte e resultados de expedições pela Antártida, retratando como se vive no Pólo Sul.
O sistema de busca dos vídeos no site do One Day on Earth é simples. Na página inicial do projeto, um mapa convida os internautas a viajar pelos países que já tiveram seus trabalhos selecionados para exibição. Clicando na região que se pretende explorar, o mapa se encarrega de aproximar na tela os países e os locais com produções disponíveis. Depois, basta clicar nos ícones oferecidos para visualizar as imagens.
Próxima edição
A organização do One Day on Earth informa que já está em estudo a data para realização da próxima edição da campanha. O mais provável é que o evento ocorra em 11 de novembro próximo (11/11/2011), obedecendo à coincidência do ano anterior (10/10/2010). Um documentário – ainda sem previsão de lançamento – reunirá neste ano trechos dos vídeos captados na edição atual.
Os escritórios locais do PNUD ajudaram a iniciativa ao ampliar o alcance do One Day on Earth. Entre os esforços empreendidos pela agência da ONU estão suporte à captação das imagens em áreas com baixa tecnologia de transmissão de dados, como Haiti, Cuba, Afeganistão e Ruanda.
___________
Fonte: PNUD