(da Coluna de Notas do IBASE)
Nos próximos dias 18 e 19, será realizado o II Encontro Internacional de Cinema e Educação. O encontro visa aprofundar o diálogo entre cinema e educação. Um dos focos principais será abordar questões teóricas em relação às práticas de introduzir o cinema na escola pública.
Participam do evento especialistas do Brasil e do exterior, cujas experiências são sínteses de vivências estético-educativas com cinema. Dentre os convidados estão o professor e cineasta Alain Bergala, protagonista da experiência francesa de introdução do cinema nas escolas da França, em 2000; e o padrinho do projeto, o cineasta e professor Nelson Pereira dos Santos.
O evento é promovido pelo Projeto de Pesquisa e Extensão Cinema para Aprender e Desaprender (Cinead), do Laboratório do Imaginário Social e Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Durante o evento, haverá o lançamento do livro “Novas imagens do desaprender. Uma experiência de aprender cinema entre a cinemateca e a escola”. A publicação faz parte da Coleção Cinema e Educação e traz os anais de pesquisa Cinead 2008.
As inscrições serão realizadas via e-mail, com as seguintes informações: nome completo, CPF, instituição, titulação, telefone e e-mail. O e-mail deve ser enviado para cinead@fe.ufrj.br, com cópia para helencinead@yahoo.com.br.
Os participantes que obtiverem 75% de freqüência receberão certificado de participação. O blog Alebizoni, sobre mídia e educação, traz mais informações. O endereço é www.alebizoni.blogspot.com