Teve início nesta terça-feira (13), em Brasília, a 5ª edição do Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência – Assim Vivemos. Durante o festival, que ocorre no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) até o dia 25 deste mês, serão exibidos 28 filmes de 12 países, dentre eles, o documentário “História do movimento político das pessoas com deficiência no Brasil”.
O documentário é uma parceria da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) com a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). Dirigido por Aluízio Salles Jr, o filme conta a evolução da luta pelos direitos das pessoas com deficiência, a partir da organização das mobilizações sociais na década de 70 e da elaboração de suas demandas, até conquistar o seu reconhecimento e assimilação pelo Estado brasileiro com o objetivo de garantir direitos de 25 milhões de pessoas com deficiência.
As pessoas com deficiência são protagonistas, tanto nos filmes, quanto no público. A mostra possui audiodescrição, catálogos em braille, legendas closed caption, interpretação em libras nos debates e salas de cinema acessíveis a cadeirantes). Serão realizados quatro debates sobre surdez e implante coclear, síndrome de down: trabalho e vida adulta, deficiência visual e acessibilidade e educação inclusiva, congregando pessoas com deficiência, profissionais especializados, professores universitários, diretores de cinema, entre outros.
Assista aos debates do festival no Rio de Janeiro
http://assimvivemos.com.br/wp/debates/
Confira aqui a programação completa do Festival. Todas as sessões são gratuitas.
Fonte – SDH