Era uma vez um menino. Ou uma menina, tanto faz. O que importa é que a criança nasceu diferente. De quem? Das outras. Como todas.
A mãe pegou o seu bebê, levou para casa, apresentou aos irmãozinhos, amamentou, agradou, educou. O filho exigia mais cuidados, ela sabia, mas o assento para portadores de necessidades especiais no ônibus ela não queria não, obrigada. Nem o olhar de compaixão das pessoas que ia encontrando, nem a escola especial, não senhor.
Passada a primeira e necessária fase de estimulação precoce, ela pegou seu filho pela mão e entrou na creche com todas as outras crianças, na escola com todas as outras crianças, no parque, no cinema, na vida com todas as outras crianças. Ele cresceu, recebendo a atenção, as terapias, os limites, a educação e o amor que toda criança merece.
E assim foram, ele e sua família, contagiando quem com eles convivia: “veja só, ele pode!”. “Quem diria, ele consegue!”, “Ele, com as outras crianças? Claro, por que não?”. O menino (ou menina, tanto faz) é uma criança que o mundo finalmente está começando a perceber como realmente é: uma criança.
No dia 21 de março se comemora no mundo inteiro o Dia Internacional da Síndrome de Down, a partir de 2012 reconhecido pela ONU. Celebre reconhecendo que crianças, jovens e adultos com SD podem ter uma vida plena, com escolaridade, trabalho e lazer. Como todos nós.
Muito do que somos é resultado do que se espera de nós e das oportunidades que recebemos. Olhe de um novo jeito para pessoas com Síndrome de Down. Acredite. Permita. Inclua. De verdade.
Parabens! Lindo texto! Filhos Dows são pessoas diferentes que necessitam apenas de oportunidades. Estão aí para contribuir com uma sociedade mais justa livre de preconceitos! Feliz dia Internacional da Sindrome de Down com novo olhar.
um grande e afetuoso abraço às famílias que acolhem e amam incodicionalmente esses filhos especiais. um grande abraÇO
Lindo! è um texto que na sua simplicidade nos faz ver as diferenças com outros olhos!
Amei o texto!! Li porque uma amiga me enviou em comemoração a data de hoje!! Tenho um filho com SD de 1 ano e 9 meses, e ele é a razão da nossa vida!! Seu sorriso, carinho e força cativa a todos, e nos surpreende o quanto é esperto!!! Felizz dia Internacional da SD!!!!!
Adorei o texto! Lindo, parabéns!
É um texto que diz toda verdade para osque se acham normais.Parabéns aos pais que doam o verdadeiro amor.Feliz dia da sindorme de Dow em todos os dias, sempre.
Jô sua mensagem significa que as pessoas com síndrome de down precisam ter uma vida normal, como ser estimulado, viver em sociedade como as demais crianças, irem para escola, terem lazer socialmente, freuqentar espaços de eventos, igrejas, enfim embora tenham suas especificidades, com atendimentos necessários,não devem estarem dissociados do ambiente de vida comum como outras crianças. Parabéns pelas observações tão pertinentes ao processo de inclusão social. Rosana Queiroz Campo Grande MS
O ponto de cultura burjato de osasco -sp também está fazendo uma bonita homenagem ás pessoas com síndrome de down , amigos e familiares através de uma exposição fotográfica TODO DIA É DIA DE TODOS ! no centro de formação de professores localizado na AV Marechal Rondon , 263 , centro perto da escola de artes e biblioteca municipal . Vale a pena conferir.
Parabéns pelo belo texto !
“Somos todos iguais nas diferenças”.
Um abraço coletivo de igualdade para todos.
valeu