Breno Viola representa Brasil e América Latina em Congresso Mundial sobre Síndrome de Down

O carioca Breno Viola será o único palestrante a representar a América Latina no 11º Congresso Mundial sobre Síndrome de Down (WDSC 2012), que acontece de 15 a 17 de agosto na África do Sul. Coordenador de Conteúdo Acessível do Movimento Down, ele falará na abertura da sessão destinada à discussão dos direitos das pessoas com a síndrome, no primeiro dia do encontro.

Aos 31 anos, Viola será o principal palestrante com síndrome de Down do evento. O carioca abordará os principais tópicos da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que entrou em vigor em 2008, além de discutir a importância da independência e autodeterminação para as pessoas com síndrome de Down. Bicampeão mundial de judô em sua categoria e primeiro faixa-preta com síndrome de Down nas Américas, ele também apresentará sua trajetória de sucesso no esporte.

– Estou feliz e ansioso para representar o Brasil – afirmou o Coordenador de Conteúdo Acessível do Movimento Down.

O congresso terá como tema principal “As cinco mais”, um conjunto de cinco áreas temáticas relacionadas às necessidades e possibilidades de avanços na inclusão depessoas com síndrome de Down. Além da questão dos direitos, as ‘cinco mais’ são compostas por saúde, participação social, educação e emprego.

Organizado a cada três anos pela Down Syndrome International (http://www.ds-int.org/), o WDSC é um dos eventos internacionais mais importantes para o debate das questões, conquistas e problemas relacionados à síndrome. Pessoas com síndrome de Down, familiares e profissionais de diversas especialidades poderão trocar conhecimentos e experiências durante os três dias de encontro.

Sucesso nas telonas

Além da participação no congresso, a semana promete fortes emoções para Viola. Um dos protagonistas do filme “Colegas”, que está entre os destaques da 40ª edição do Festival de Cinema de Gramado, ele embarcará da África do Sul rumo à cidade gaúcha para torcer pelo longa.

Dirigido por Marcelo Galvao, “Colegas” conta as aventuras de três amigos com síndrome deDown que resolvem fugir do instituto onde vivem usando o carro do jardineiro. Os outros protagonistas do filme são Ariel Goldenberg e Rita Pokk. O blog da produção traz as últimas informações sobre bastidores, exibições e premiações: http://blogcolegasofilme.com

Fonte: Movimento Down

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *