Ação: Casa do boneco
Objetivo: Educação étnica
Cidade: Itacaré -BA
Como ajudar: www.casadoboneco.blogspot.com
Saiba mais em http://www.avidaeumaviagem.com.br/blog/casa-do-boneco/
A Casa Do Boneco é uma associação de afro desenvolvimento, voltada para a manutenção das culturas e saberes de matrizes africanas e para a elevação da autoestima da comunidade afro-descendente. O trabalho da entidade alia identidade cultural, inclusão socioeconômica e sustentabilidade a partir de um esforço de apropriação da educação popular e de capacitação profissional. A Casa tornou-se um centro de referência afro participante da Rede Nacional de Turismo Solidário (Turisol); do Núcleo de Formação Continuada da Rede Nacional Mocambos, representante em 2010 da Delegação brasileira nos Estados Unidos pela Agenda Bilateral de Promoção da Igualdade.
A Casa do boneco desenvolve cinco programas:
Educação Anti Racista – seminários, diálogos, estudos e pesquisas a respeito da lei 10.639 / promoção da educação para igualdade racial
Cultura afro – atividades de dança afro, percussão, festas populares
Apropriação Tecnológica – circuitos de aprendizados com diferentes tipos de tecnologias sociais (dentre elas as tecnologias da comunicação – blogs, jornais, rádios web)
Sustentabilidade Comunitária – Implementação da Fazenda Modelo Quilombo Doiti e do Turismo Étnico de Base Comunitária
Pontinho de Cultura / Ludicidade – programa de atenção à crianças negras.
A Casa do Boneco, trabalha com crianças e adolescentes da comunidade, buscando o resgate da cultura afro-indígena ancestral, através de oficinas: Teatro de bonecos, capoeira angola, percussão, dança afro e regional, arte circense, artesanato, reciclagem, entre outras.
A história do Caruru e a trajetória da Casa se confundem. Por que ambos contextualizam ciclos de dificuldades e limitações extremas e de conquistas e vitórias. Aos 14 anos da Casa, Jorge Rasta e sua então companheira Juscely Magalhães são surpreendidos por uma gravidez inesperada que apesar de bem recebida sofreu as turbulências da especulação imobiliária que aumentou o custo do arrendamento do imóvel sede da Casa do Boneco, para que este fosse destinado a estrangeiros. Um sítio onde o casal também residia. Depois disso o coletivo ocupou um terreno, onde até hoje se vive e se constrói. Teve início então, o segundo terço de uma sagrada trilogia cronológica de sete, quatorze e 21 anos, firmando e confirmando, nos princípios do candomblé o amadurecimento espiritual e material. Lori Mafoane nasce com 6 meses e meio, resisitindo com uma invejável saúde e inteligência. Assim, surge a obrigação do CARURU de IBEJIS, em agradecimento a todos os Orixás, pela vida, pela resistência, pela proteção. Uma celebração pelos erês, pela vida que resiste e nos faz andar.
Saibam mais e como ajudar:
www.casadoboneco.blogspot.com
(073) 9989 3068 / 9923 5088 / 8138 0927
9133-4104 / 8138-0927 / 9979-0675
Casadobonecodeitacare@gmail.com
Casadoboneco@yahoo.com.br