Brasileira recebe prêmio internacional na área da deficiência

Rosangela Berman-Bieler, sentada em sua cadeira de rodas com uma piscina ao fundo.ALBERTSON, NY (03/03/2013)(ReadMedia) – O Centro Viscardi anunciou hoje os vencedores do novo prêmio internacional projetado para identificar e reverenciar pessoas pelos seus trabalhos e influências na segmento formado por mais de um bilhão de pessoas com deficiência no mundo.

O Prêmio de Empreendimento Henry Viscardi ostenta o nome e reverencia a visão do Dr. Henry Viscardi, Jr., que foi um dos principais defensores internacionais pelas pessoas com deficiência.

O anúncio coincide com o 80° aniversário da posse do Presidente Franklin Delano Roosevelt, que, na condição de pessoa com deficiência, foi uma das figuras mais influentes do século 20. O Presidente Roosevelt foi um dos oito presidentes a quem o Dr. Viscardi prestou consultoria ao longo de sua vida. O Dr. Viscardi usava prótese em ambas as pernas e faleceu em 13/4/2004 aos 91 anos de idade.

“Estou orgulhoso em me associar ao Centro Viscardi e aos meus colegas do comitê para anunciar este notável grupo de vencedores do Prêmio de Empreendimento Henry Viscardi”, disse o ex-senador Robert Dole, copresidente do Comitê de Seleção. “Todos eles são campeões pelas pessoas com deficiência ao redor do mundo. Por seu turno, seus trabalhos e suas histórias de vida são importantes e inspiradores para a próxima geração de inovadores, ativistas e líderes”.

O Prêmio selecionou indicações de sete países e cidades dos EUA. Além do senador Dole, o Comitê de Seleção foi copresidido pela ativista Marlee Matlin, atriz surda vencedora do Oscar, e por Luis Gallegos, representante da ONU. Os vencedores são:

• LAURIE AHERN, Presidente, Disability Rights International, Washington, D.C., EUA

• ROSANGELA BERMAN BIELER, Consultora Sênior sobre Crianças com Deficiência, Unicef, Nova York, EUA.

• TONY COELHO, ex-senador pela Califórnia, principal articulador da Lei dos Americanos com Deficiência de 1990.

• LEX FRIEDEN, Professor do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas, da Faculdade Houston de Informática Biomédica; Diretor do Programa de Utilização da Pesquisa em Vida Independente no TIRR Memorial Hermann, EUA.

• YOAV KRAIEM, Presidente do Conselho Nacional para Relações Comunitárias em Saúde Mental, Israel.

• JAMES R. LANGEVIN, senador do 2° Distrito Congressional de Rhode Island, EUA.

• KATHLEEN MARTÍNEZ, Secretária Adjunta do Departamento do Trabalho, Washington, D.C., EUA.

• PATRICK D. RUMMERFIELD, Adido Comunitário, Centro Internacional para Lesão Medular, Instituto Kennedy-Krieger, Chesterfield, Montana, EUA.

• MICHAEL ASHLEY STEIN, Ph.D., Diretor Executivo, do Projeto sobre Deficiência, da Faculdade de Direito da Universidade Harvard, EUA.

Leiam as biografias deles no: http://www.viscardiawards.org

Além de reverenciar os líderes e mentores de hoje para a próxima geração, John D. Kemp, presidente e diretor executivo do Centro Viscardi, em Long Island, instituiu o programa do Prêmio de Empreendimento como uma forma de honrar o legado do Dr. Viscardi e conscientizar sobre as questões que continuam impactando as pessoas com deficiência por todo o mundo.

“Nós nos congratulamos com os nove vencedores e lhes oferecemos nosso elogio por sua vida dedicada ao trabalho. Sua dedicação e suas conquistas refletem a visão e o comprometimento do Dr. Viscardi e os 61 anos da missão do Centro Viscardi”, disse Kemp. “Os esforços coletivos dos vencedores realmente transformaram o pensamento do mundo a respeito das pessoas com deficiência. Cada um deles é um exemplo da mudança que pode ocorrer  quando combinamos ambição e dedicação no enfrentamento aos desafios pessoais e da sociedade”.

Kemp também estendeu seus agradecimentos especiais aos prestigiosos membros do Comitê de Seleção, incluindo: Rohini Anand, vice-presidente sênior e chefe da Diversidade Global, Sodexo; Cari Dominguez, ex-presidente da Comissão de Oportunidades Iguais no Emprego, do Governo Federal dos EUA; Sherwood D. Goldberg, consultor sênior para Assuntos Asiáticos, Centro de Análises Navais; Hiro Itoh, presidente e diretor executivo da Abilities do Japão; Axel Leblois, presidente e diretor executivo da Global Initiative for Inclusive ICTs (G3ict); Inmaculada Placencia Porrero, chefe adjunta da unidade “Integração de Pessoas com Deficiência”, da Comissão Europeia; James Sinocchi, diretor da Workforce Communications, IBM; e Nina Viscardi, filha do Dr. Henry Viscardi.

O Centro Viscardi oferece desde educação infantil até ensino médio, serviços de transição da escola ao trabalho,treinamento profissional, aconselhamento de carreira e colocação, assistência em tecnologia assistiva e diversificação da força de trabalho para crianças, adolescentes e adultos com deficiência e para empresas. Como líder global, o Centro Viscardi emprega mais de 300 profissionais, incluindo peritos em educação, recursos humanos e tecnologia. Leiam mais em: viscardicenter.org.

Postado em 3 de março de 2013, às 15:00 pela Corning Place Communications.

One Comment

  1. Parabéns à estas pessoas de valor incalculável pela dedicação e empenho em causas tão importante para milhares de deficientes.
    O prêmio Henry Viscardi é mais um incentivo ao trabalho e perseverança de
    LAURIE AHERN, ROSANGELA BERMAN BIELER,TONY COELHO,LEX FRIEDEN,YOAV KRAIEN,
    JAMES R. LAVIGEVIN, KATHLEEN MARTÍNEZ,PATRICK D> RUMERFIELD, MICHAEL ASHELY STEIN . OBRIGADA A TODOS !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *