Passe livre para grandes expectativas

Um jovem porta um cartaz no qual está escrito: saímos do Facebook

Por Lucio Carvalho *

Tente contar nos dedos o número 21. Os 20 dedos dos seres humanos não são sequer suficientes para chegar a esse total. Vinte e um anos é mais que a maioridade penal. É tempo suficiente – em tempos de adolescência precoce – para a gestação de duas gerações de brasileiros, considerando as meninas que, aos 12, estão tendo seus primeiros filhos. Vinte e um anos é o hiato que separa a semana passada do ano em que se deflagrou no país aquilo que se chamou de movimento Fora-Collor, um dos últimos momentos nos quais a população, por um estrito interesse civil, tomou as ruas das principais cidades brasileiras.

É muito provável que boa parte dos adolescentes que foram às ruas na última semana em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e cerca de outras quinze cidades, tendo como principal bordão o aumento das tarifas do transporte coletivo, sequer tenham nascido antes de 1992, quando os adolescentes de então pintaram o rosto de verde-amarelo e ganharam as avenidas pedindo o impeachment do Presidente Fernando Collor de Mello. Não é de se imaginar, portanto, que se trata de pessoas que tenham aprendido a lição dos mais velhos, assim como aqueles por certo não aprenderam com os manifestantes do movimento Diretas-Já, que ocorrera dez anos antes, em 1983, no que seria, para os manifestantes de agora, algo tão remoto quanto a Revolta da Chibata ou o golpe militar de 1964, assim como o respectivo movimento estudantil dos anos de chumbo.

Mesmo que se pretendesse, seria bastante difícil encontrar na história recente do Brasil respaldo para mobilizações populares como as que ocorreram na última semana. Por vinte e um anos, parece que o Brasil experimentou e se deliciou com a pax economica, sob a alternância dos governos de PSDB e PT. Não por acaso, as grandes reuniões populares no período se deram única e exclusivamente nos grandes comícios, principalmente aqueles liderados pelo então candidato Luis Inácio Lula da Silva. Catalisando a expectativa por um governo identificado com os movimentos sociais populares, parecia que pouco mais havia a se desejar socialmente. Bastava que o candidato da proposta “alternativa” chegasse legítima e democraticamente ao poder e então a população poderia desfrutar tranquilamente da nação e fruir de seus direitos, sem qualquer necessidade de protesto. O tom parece fabular, mas os fatos são tão reais que renderam ao candidato, antes o intragável “sapo barbudo”, a própria reeleição e, mais tarde, a eleição de seu sucessor, no caso a Presidente Dilma Rousseff.

A identificação com a qual os protestos da última semana guardam com os movimentos políticos tradicionais, portanto, são bastante tênues. Basta ver que os protestos não incorporam demandas históricas dos movimentos sociais populares, como a reforma agrária, para citar apenas um dos mais relevantes, ou reivindicações semelhantes na América do Sul, como no Chile, onde os estudantes pedem por educação pública de qualidade. Além disso, não se encontram nos protestos, por exemplo, bandeiras do Movimento Sem Terra, do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto ou de centrais sindicais. As de partidos políticos são bem poucas, à exceção do PSOL e do PSTU que, como se sabe, fazem oposição ao governo federal e à grande maioria dos governos regionais e locais.  Talvez não haja mesmo nenhum tipo de reconhecimento por parte destes movimentos tradicionais com o movimento atual e, muito provavelmente, tal reconhecimento sequer seja pretendido. Ao invés do rosto de lavradores ou de trabalhadores cansados, há rostos muitos jovens e, não invariavelmente, de pessoas que portam a máscara do V, personagem principal do filme V – de Vingança e símbolo do grupo de ativismo hacker Anonymous.

Coincidentemente, na mesma semana passou pelo Brasil o sociólogo espanhol Manuel Castells, que conferenciou em São Paulo e Porto Alegre sobre o tema “Redes de indignação e esperança – movimentos sociais na era da internet”, homônimo do livro que lançará em setembro no Brasil, dentro do ciclo de conferências Fronteiras do Pensamento. Em Porto Alegre, Castells falou sobre os pontos em comum entre os movimentos que ganharam corpo a partir do uso massivo da comunicação horizontal das redes sociais e da importância das imagens – principalmente as de repressão aos protestos – como elemento de motivação e indignação civil. Segundo ele, “as imagens indignantes divulgadas pela internet foram as detonadoras de todos esses movimentos”. Em relação à violência, Castells foi categórico ao afirmar que o uso de violência nos protestos acaba por selar seu próprio fim, nem tanto por legitimar o uso de maior repressão mas, principalmente, por abolir a autorreflexão, que considera o espírito renovador dos movimentos.

Uma das tantas imagens que circularam nas redes sociais no fim de semana mostrando um jovem carregando um cartaz onde se pode ler a frase “Saímos do Facebook” é possivelmente uma das mais emblemáticas dos eventos. Até mais do que as imagens que registraram a violência da policia militar paulista contra jornalistas, a fotografia diz muito a respeito do sentimento da novíssima geração de manifestantes. Trata-se de uma geração sobretaxada de adjetivos pouco elogiosos. São os “alienados da internet”, os “indignados de sofá” que, seguindo o exemplo de jovens que, como eles, tomaram as ruas em diversos lugares do mundo por outras razões que não o custo da passagem de ônibus, saíram pelo menos de casa, que ao Facebook provavelmente continuam conectados nos seus smartphones. Mas a imagem indubitavelmente responde a uma provocação patente, ou talvez até mais que isso, a um tipo peculiar de menosprezo que os mais velhos costumam ter para com os adolescentes. Talvez se trate de amargura pura e simples, o fato é que o comportamento impõe um distanciamento destes em relação aos mais jovens, como se lhes fosse repetida a mimetizada frase “não me representa”. De fato, seus representantes estão mesmo em outro lugar, ocupando não as ruas, mas os cargos políticos, escolhidos através dos tradicionais esquemas representativos que os manifestantes de agora parecem menosprezar.

Turbulenta pela própria natureza, a adolescência é tanto o quadro da desproteção do indivíduo diante do mundo quanto a imagem de sua afirmação. Se os adolescentes estão massivamente na internet e redes sociais, pode-se ver agora que se trata mais do que avatares, que têm também um corpo físico. O processo de sua individuação social leva-os da anomia à identidade, assim como à responsabilização civil e penal. O fato de muitos estarem ali mascarados revela o quanto se encontram “anonimizados”, e sua existência real situada em um limiar ainda mais sutil que o de um perfil no Facebook ou no Twitter, sem que alguém os esteja representando ou conferindo-lhes um discurso. O movimento civil é um pequeno passo além dos limites da casa paterna, mas é um passo sem volta. Mais do que um protesto específico pela redução do valor das passagens, como bem mostra o vídeo “20 centavos“, trata-se de um saldo negativo de expectativas sociais acumuladas que nem o “milagre econômico” da era Lula, significado pela ideologia e pela expansão do consumismo, conseguiu conter e que regurgitou por conta própria, evidenciando uma insatisfação social amortecida.

No momento, a sociedade observa as manifestações ainda atônita com a energia agregada nos sucessivos protestos. Como num tipo de espasmo, muitos ainda se encontram no processo de absorver o impacto dessa possibilidade há pouco sequer imaginada, a de que pessoas aparentemente desconectadas umas das outras poderiam unir-se na velocidade de um clique em torno de um sentimento de indignação. Se há pretensões revolucionárias no processo de pensamento subjacente aos movimentos ou se será encontrado algum eco em outros setores insatisfeitos, isso é algo que ainda não se pode saber. Se as formas tradicionais de representação política perderam completamente o sentido no espaço de uma semana e passou-se a viver a realidade de um movimento autoexplicativo, horizontal e planificado então talvez seja oportuno lembrar aos novéis manifestantes que a história dos movimentos populares no Brasil tem bem mais de uma semana de vida e que os demais atores políticos esperam logo poder conhecer suas propostas (em Porto Alegre, Castells comentou que, em Nova York, o Occupy chegou a sistematizar mais de 300 propostas) e contar com sua solidariedade (que o digam os sem-terra, os professores, os desalojados da Copa, os indígenas, etc.). A não ser que se trate de um movimento autolimitado, muitas pessoas já esperam pela sequência dos fatos e que seus resultados finais possam ser mais reais que um ou dois memes. Se as perspectivas de participação popular para os protestos são excelentes e parecem a cada dia pipocar por novas cidades, as expectativas sociais não poderiam ser menores.

* Coordenador-geral da revista digital Inclusive – Inclusão e Cidadania (www.inclusive.org.br) e autor de Morphopolis (www.morphopolis.wordpress.com).

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