O que é ser cidadão?

Mniatura da capa - sem descrição fornecida

Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos. Os direitos civis e políticos não asseguram a democracia sem os direitos sociais, aqueles que garantem a participação do indivíduo na riqueza coletiva: o direito à educação, ao trabalho justo, à saúde, a uma velhice tranqüila. Exercer a cidadania plena é ter direitos civis, políticos e sociais. É a qualidade do cidadão de poder exercer o conjunto de direitos e liberdades políticas, socio-econômicas de seu país, estando sujeito a deveres que lhe são impostos. Relaciona-se, portanto, com a participação consciente e responsável do indivíduo na sociedade, zelando para que seus direitos não sejam violados.

O Ministério Público Federal, através da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão colocou, para livre download, o volume 2 da cartilha “Direitos do Cidadão”. Faça aqui o download.

6 Comments

  1. Ser cidadão, já consta todos seus direitos e deveres, que independente de vc ser político, homem, mulher, negro(a), gay, lésbica ( os LGPs ) duma Nação e que vivem e fazem parte de qqr sociedade, precisam ser classificados e diferenciados. Não seria essa classificação existencial o carimbo do preconceito? Ou existe essas divisões de classe porque têm a distribuição de verbas e muito, muito blá-babá? Se investissem essas verbas em benefícios aos necessitados e desamparo de suporte aos direitos e segurança o Ministério Público não estaria assim cumprindo seu papel do dever a cidadania? Espero a banicão total de todos esses pseudosminispseudosministérios de classes sociais,isso é falcatrua!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *