Aplicativo ajuda a encontrar vagas de estacionamento em SP

Sob fundo laranja, uma mao segura um celular com pins marcados na tela. Vaga acessivel, cidade legal. 6/9, 14h, no Mobilab Lançamento do aplicativo Parknet para pessoas idosas e pessoas com deficiencia.

Vaga Acessível, Cidade Legal – a solução da Parknet mapeará e receberá denúncias sobre vagas reservadas a idosos e pessoas com deficiência

Você sabia que em São Paulo existem mais de três mil vagas de estacionamento em vias públicas reservadas para idosos e pessoas com deficiência? Agora pense na dificuldade em encontrá-las nesta cidade de 1.523 km²? Para facilitar esta busca, será lançado no dia 6 de setembro, às 14h, na sede do MobiLab, o aplicativo Parknet, que mapeará todas as vagas públicas destinadas a estas pessoas no município.

O aplicativo, desenvolvido por uma das startups do Residência MobiLab – programa que fomenta empreendedores que desenvolvem soluções inovadoras voltadas à mobilidade -, disponibilizará a localização de todas as vagas reservadas a pessoas com deficiência e idosos, com possibilidade de traçar rotas até o local de estacionamento desejado.  Além disso, o software terá um ambiente colaborativo, em que os usuários poderão notificar a existência de vagas ainda não mapeadas, ou ainda, fazer denúncias dos locais ocupados irregularmente.

De acordo com o Censo 2010 do IBGE, a capital possui 2,7 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, sendo que 810 mil pessoas com deficiências mais severas. Para grande parte desta população, é de extrema importância que existam estes espaços reservados que facilitam a locomoção e segurança.

O Decreto Federal 5.296 de 2004 e a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) nº 13.146 de 2015 definem a reserva de 2% dos locais de estacionamento destinadas a pessoas com deficiência.

Para utilizar estes espaços de estacionamento destinados a pessoas com deficiência no município de São Paulo é necessário possuir o Cartão DeFis-DSV. Só podem solicitar este documento pessoas com deficiência física ambulatória nos membros inferiores ou autônoma (decorrente de incapacidade mental), com mobilidade reduzida temporária com alto grau de comprometimento, com deficiência visual e com dificuldade de locomoção. Os usuários que se encontram nestas condições devem comparecer a DSV – Autorizações Especiais -, localizada na Rua Sumidouro, 740, Pinheiros, com documentação pré estabelecida, no site http://bit.ly/1tOS7cM

Participe do lançamento! Faça sua inscrição aqui: http://even.tc/va

Lojas para baixar o aplicativo:

Android: http://bit.ly/2boSVHO

iOS: http://apple.co/2ccsIMP

Sobre o MobiLab e o programa de residência:

O MobiLab – Laboratório de Mobilidade Urbana da cidade de São Paulo, busca o desenvolvimento de soluções para melhoria da gestão da mobilidade urbana e o fomento de iniciativas que contribuam com inovação, transparência e participação da sociedade civil. Um de seus programas é o Residência MobiLab, que está em sua 1a edição e abriga atualmente 8 startups que desenvolvem soluções tecnológicas com potencial de impacto positivo nos desafios relacionados à melhoria da mobilidade urbana na cidade de São Paulo. A 2a edição está prevista para ser lançada no mês de setembro/16.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *