6/6 – Conferência Direitos das Pessoas com Deficiência – Cuiabá

1ª Conferência Municipal dos Direitos do Deficiente será no dia 6 de junho

A 1ª Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência será realizada pelo Conselho Municipal de Cuiabá no dia 6 de junho, das 8h às 17h, no Hotel Fazenda Mato Grosso. Serão discutidos em plenária assuntos importantes, como saúde, reabilitação profissional, educação, trabalho e acessibilidade. A meta é escolher os delegados e tirar propostas sobre cada um dos itens para levar à Conferência Estadual do Deficiente, que deverá ser promovida até 31 de agosto.

Cinco grupos debaterão os temas ao longo do dia. Segundo o presidente do CMDPD, Heron Alves de Souza, a partir do evento estadual, os representantes de Mato Grosso participarão da Conferência Nacional, agendada para ocorrer entre 1° e 4 de dezembro. “Não há como precisar o número de deficientes no município, mas nós temos cadastradas hoje 11 instituições, que trabalha com uma clientela bastante diferenciada”.

Ele informa que no país estimativas apontam que 14,5% da população sejam deficientes, o que equivaleria a no mínimo 25 milhões de brasileiros. Se o mesmo percentual for aplicado no Estado, que tem uma população de aproximadamente 2,5 milhões de habitantes, é possível chegar a pelo menos 375 mil pessoas, cerca de 80 mil na Capital. “O maior problema do deficiente hoje não está no mercado de trabalho, mas falta de escolaridade. Sem capacitação, principalmente deficientes auditivos e mentais, ficam seriamente prejudicados e excluídos”.

Inscrições

No total, estarão disponíveis 132 vagas. São 66 vagas para as instituições conveniadas, 33 para os conselheiros tutelares e suplentes; e mais 33 destinadas à comunidade. O interessado deverá fazer a inscrição a partir de segunda (26-05), na sede do CMDPD, que fica na Rua Régis Bittencourt, n° 384, bairro do Porto, no mesmo espaço da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (Smasdh). Tem que levar os documentos pessoais, como RG e CPF. O critério de participação vai levar em conta as pessoas ou profissionais da área. Não haverá custo algum ao participante. Contatos no Conselho Municipal do Direito da Pessoa com Deficiência: 3051-9836 ou conselho.deficientes@cuiaba. mt.gov.br.

Fonte: 24HorasNews

Free Hit Counter

2 Comments

  1. Sou presidente da Apae de Ourilândia do Norte – PA, e o nosso município realizou uma reunião ampliada para tratar dos direitos da pessoa com deficiência, escolheram representantes para representar o município junto ao estado, e ficou nisso, e já faz 1 ano. Gostaria de receber informações de como realizar a uma conferência de defesa dos direitos da pessoa com deficiência. Muito obrigado pela atenção. Luci Alves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *