COLUNA INCLUSÃO DO ACOLHE
Inclusão se faz com ação
E tudo mundo ganha
Por Ana Paula Souza
Mulher negra
Mãe de criança com deficiência
Integrante do Comitê Gestor do AcolheDown
O processo de se perceber como indivíduo integrante de uma coletividade ganha força e mais clareza a partir do convívio social.
Desde que meu filho foi para a creche e logo depois pra escola, percebo o quanto a socialização tem sido importante para o seu desenvolvimento.
Algo que também chama a minha atenção, ainda que de forma pontual, são as reações decorrentes da presença de uma criança com deficiência nesse ambiente plural da escola regular.
Eu me lembro do entusiasmo de um coleguinha quando meu filho, que ainda está aprendendo a falar, disse “estátua” durante uma brincadeira com música. Foi lindo vivênciar a alegria genuína da outra criança.
Recentemente um amigo cego foi adicionado em um grupo de Whatsapp do qual participo. E novamente pude perceber o reflexos da presença de uma pessoa com deficiência num ambiente diverso, ainda que virtual. Não levou muito tempo para se concluir que nosso amigo, apesar de fazer parte do grupo, não estava sendo incluído, uma vez que as imagens postadas não tinham descrição. Solução? Todos passaram a descrever as imagens.
É muito importante agir com empatia e o respeito para transformar os ambientes em espaços onde todes sejam efetivamente bem-vindos.
#descriçãodaimagem: em um fundo azul claro e branco: Coluna Inclusão AcolheDown com Ana Paula Souza. “Inclusão se faz com ação e todo mundo ganha”.
#acolhedownoficial
#pessoacomdeficiencia
#pessoanegracomdeficienci
#sindromededown
#inclusao
#diversidade
#representatividade
#respeitoadiversidade
#vidasnegrascomdeficienciaimportam
Fonte: https://www.facebook.com/acolhedown/photos/a.383855962003342/1762295987492659/