Por Giulia Jesus, do time da Inclusive News

No dia 2 de Abril é celebrado o Dia Mundial de Consientização do Autismo. Todo ano surgem campanhas que promovem informação sobre o assunto e geram mais inclusão. Este ano, uma ação em particular, feita no Brasil, chamou bastante atenção a nível internacional. No dia 5 de abril, o Ceará Sporting Club também conhecido como “Vozão” e “Time do Povo”, em alusão ao Dia Internacional de Conscientização sobre o Autismo, entrou em campo com uma campanha dividida em três etapas.
Idealizadas pela Diretoria de Eventos e Atividades Sociais do “Time do Povo”, as ações aconteceram em campo e nas arquibancadas.
A primeira aconteceu já na entrada dos atletas em campo. 10 Crianças do Centro Especializado de Reabilitação (CER), localizado em Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza, participaram do rito inicial da partida, entrando junto com os jogadores e vestindo camisas com um símbolo de conscientização sobre o autismo junto com um escudo do time de futebol. Depois, acompanhada por seus responsável, as crianças foram levadas a um camarote da Arena Castelão para assistir a partida entre Ceará e Grêmio, time do Rio Grande do Sul. Em campo, as bandeirinhas de escanteio, tradicionalmente listradas e com o escudo do Ceará, foram substituídas pelo símbolo da campanha.
Mas além da ação oficial do Clube, os torcedores também se mobilizaram para “entrar em campo” com o time da inclusão. No setor norte da Arena Castelão, foi levantado um mosaico em 3D, do mascote (Urubu) da principal torcida organizada do time, a Torcida Cearamor, carregando o crachá do autista, com a frase: “Autismo não se cura, se compreende”.
Após a partida, a Cearamor compartilhou nas redes sociais uma foto do mosaico, tirada pelo fotógrafo Gabriel Silva, com a legenda “Autismo não se cura, se compreende. Jogamos juntos, vencemos juntos!”.

Válida pela 2ª rodada da Série A, a partida deste sábado, 5 de abril, foi vencida pelo Time do Povo por 2 a 0, com gols de Pedro Raul e Matheus Araújo. Mas a goleada maior foi a união do tima e da torcida de fato ter conseguido espalhar a mensagem de inclusão e conscientização do autismo pelo mundo. A ação do time e a foto da homenagem da torcida organizada chegaram ao conhecimento de torcedores dos mais diversos países.
Na rede social Twitter / X, a foto do mosaico da Cearamor foi amplamente circulada pela comunidade amante de futebol. Existem dezenas de publicações em espanhol, italino e até mesmo francês. Uma delas, feita pelo perfil “Barras del Mundo”, alcançou cerca de 300 mil pessoas
A foto também foi compartilhada pelo perfil “Fútebol y Política”, criada pelo jornalista argentino Lucas Zalduendo. Profesor do curso de Comunicação Política da Faculdade de Ciências Sociais, na Universidade de Buenos Aires. Zalduendo, além de acreditar que o esporte está ligado à política, defende a ideia de que não há melhor jogador que todos juntos.
Responsável pela Diretoria de Eventos e Atividades Sociais, Tarso Holanda comentou sobre o impacto e a repercussão da ação realizada na partida do “Time do Povo.” “Ficamos extremamente realizados em apoiar uma causa tão importante, celebrando a diversidade e a individualidade de cada pessoa com autismo. Aproveitamos para agradecer o mosaico espetacular da nossa torcida, que abrilhantou a ação e a homenagem à causa”, destacou o diretor.
Assim como o futebol precisa do coletivo para poder funcionar, a luta pela inclusão também precisa que todos façam a sua parte. E então, quando o time da inclusão entra em campo, a vitória é garantida!