Niterói e o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
O Novo Viver Sem Limite – Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência é o tema do podcast “Acessando Lucília” desta terça-feira, 19/08. Este assunto é de extrema importância para a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência no Brasil, representando um passo fundamental para fortalecer políticas públicas de acessibilidade, educação, saúde, inclusão social e autonomia.
Mais do que um programa de governo, é uma estratégia de Estado pensada para garantir que as pessoas com deficiência tenham seus direitos respeitados e possam viver de forma plena, participando ativamente da sociedade.
No episódio, vamos conversar sobre as expectativas e desafios de Niterói, o primeiro município do Estado do Rio de Janeiro a aderir ao Novo Viver Sem Limite. Nossos convidados são:
- Alex Sandro Lins, professor da Fundação Municipal de Educação de Niterói, atuando como professor de apoio educacional especializado; servidor do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania; membro da mesa diretora do COMPEDE – Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Niterói, Conselheiro Municipal de Direitos Humanos de Niterói e membro da Comissão Nacional da Educação Bilíngue de Surdo (CNEBS/MEC).
- Renata Aglai: Diretora de Acessibilidade Cultural da Secretaria Municipal das Culturas de Niterói; mestre em Diversidade e Inclusão pelo Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense (CMPDI/UFF); especialista em Acessibilidade Cultural pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); vice-presidente do COMPEDE, jornalista e cientista social.
O bate-papo, que é uma parceria com a Inclusive News, conta com intérprete de libras e é transmitido toda terça-feira, às 18h, no canal do ACESSANDO LUCÍLIA no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=ppzPCIsJ0YA e nas redes da Web Rádio Censura Livre, no Youtube, no Facebook, no site www.clwebradio.com e no aplicativo: RadiosNet http://l.radios.com.br/r/100204
O programa também é retransmitido no mesmo horário na Rádio Criativa de Muriaé-MG e no canal Gernika_art against fascism – Liga de Comunicação Internacionalista de Portugal, no YouTube. E às quartas-feiras, 15h, na Radio Comunidade Friburgo 104.9 FM, de Nova Friburgo-RJ.