Fórum Nacional de Libras

A Faculdade CCAA estará sediando, dia 13 de maio, um debate acerca da segunda língua mais falada do Brasil: a LIBRAS, Língua Brasileira de Sinais, reconhecida em 2002 pela Lei 10.432.

O Fórum Nacional de LIBRAS reunirá especialistas das maiores instituições dedicadas à educação de deficientes auditivos no Brasil, como o INES/ Instituto Nacional de Educação de Surdos e a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos/- FENEIS.

A Faculdade CCAA inclui a LIBRAS em suas Licenciaturas, seguindo a recomendação da Conferência Mundial sobre Educação Para Todos (Tailândia/90), que apontou a necessidade de formar professores engajados na luta pela educação inclusiva. Hoje, até o Coral de nossa Faculdade CCAA desenvolve um projeto de “cantar” em LIBRAS.

Participe. O evento é gratuito.

Lembre-se:

Em todo o mundo, 42 milhões de pessoas acima de 3 anos de idade são portadoras de deficiência auditiva.
No Brasil, são cerca de 6 milhões.
Os grupos de “ouvintes” que cercam cada um destes indivíduos (família, amigos, educadores) também são obrigados a desenvolver formas de comunicação própria com eles.
Os deficientes auditivos formam o terceiro maior grupo de pessoas com algum tipo de deficiência no país.
Portanto, o problema é de todos nós.

A seguir, a programação:

09h – O Surdo Brasileiro Após a Lei da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (lei nº 10.436) e Decreto da LIBRAS (Decreto nº5.626/2005).
Palestrante: Professor Nelson Pimenta de Castro – primeiro ator surdo, fundador da Editora LSB, docente da LIBRAS e graduado em Cinema.

10h30 – O Papel do Profissional Tradutor Intérprete da LIBRAS na Educação: uma questão de identidade e representação.
Palestrante: Professora Laura Jane M. Belém – docente da LIBRAS, atua em salas especiais no atendimento a alunos surdos e surdocegos.

12h – Intervalo para almoço

14h – A Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e o Processo de Letramento do Surdo em Língua Portuguesa: Acesso e Paradigmas
Palestrante: Professora Mariana Gonçalves de Castro – Pedagoga, especialista em Educação de Surdos e Surdocegueira pelo INES.

15h – O Desafio Administrativo para a Socialização Inclusiva do surdo no Universo Escolar.
Palestrante: Professor Ricardo Jorge A. P. Portela – Bacharel em Biologia e Odontologia com especialização em Gestão de Rede Pública. Diretor do Colégio Estadual Equador, segunda instituição a receber o maior número de alunos surdos em classes regulares.

18h – Apresentação Teatral da turma de Letras da Faculdade CCAA

19h – O Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES: 151 anos de História promovendo a Qualificação Profissional do Surdo
Palestrante: Professora Sandra Alonso de Oliveira Pinto – Representante do INES
Mãe de surdo, bacharel em fonoaudiologia pela UVA e em Direito pela Universidade Candido Mendes. É pós-graduada em Psicomotricidade pela Universidade Estácio de Sá, em Docência para o Ensino Superior pela Faculdade São Judas Tadeu e em Acupuntura e Eletroacupuntura pela Academia Brasileira de Arte e Ciências Orientais – ABACO. É professora e gestora para capacitação de professores pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES-MEC e ministra palestras em seminários e fóruns sobre a capacitação profissional dos surdos em território nacional. Atualmente, ela ministra o Curso de Especialização em Educação Profissional Tecnológica Inclusiva, numa parceria entre INES e CEFET.

20h – A Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos – FENEIS e a inserção dos surdos no Mercado de Trabalho: A desconstrução da mentalidade de subemprego para os cidadãos surdos.
Palestrantes: Professor Fernando de Miranda Valverde – Surdo, traz um legado histórico de lutas e conquistas de direitos adquiridos da comunidade surda brasileira. Foi presidente da FENEIS, vice-presidente da Associação dos Surdos do Rio de Janeiro – ASURJ e presidente do Conselho Consultivo na Federação. Professor instrutor da LIBRAS e agente multiplicar da LIBRAS. Atualmente, vem desenvolvendo intensas atividades na promoção do conhecimento da LIBRAS como Coordenador do Setor de Comunicação – SECOM da FENEIS
Eliane Gonçalves Martins de Sousa – Psicóloga formada pela Faculdade de Humanidades Pedro II. Atua no setor de Recursos Humanos da FENEIS. Vem desenvolvendo um intenso trabalho para efetivar a inserção do surdo no Mercado de Trabalho, com diversas atividades. Desenvolve atendimento personalizado psicossocial e psicopedagógico, para procurar manter a qualidade do serviço terceirizado junto às diversas instituições e empresas que a FENEIS tem como parceira.

Local: Faculdade CCAA.
Av. Mal Rondon 1.460, Riachuelo / Rio de Janeiro.
Dia: 13 de maio.
Informações: (21) 2156-5000 / r.. 3022

5 Comments

  1. Oi senhora Patricia Almeida!
    Meu nome é marcos moraes guimarães.
    sou surdo e mora é são borja/Rio Grande do sul.
    eu sabe o tudo o ingles, quanto tempo? 3 ano.. eu faço faculdade de matematica no URCAMP e curso de ingles, tenho trabalhar no Loja Poméia!!Por favor me ajuda pra mim , de que?Eu quero fazer no curso de libras/ingles, quando começar tem curso de libras/ingles?So ano que vem!
    meu msn é marcosguim87@hotmail.com.
    Muito Obrigado
    Marcos M. Guimarães

  2. Olá Marcos

    O ideal seria que você localizasse um curso que pudesse ser feito na sua própria cidade. De qualquer forma, sugiro entrar em contato com a FENEIS para verificar qual o local mais acessível a você.

    Um abraço
    Lucio Carvalho
    Equipe Agência Inclusive

  3. faço o curso d libras aqui em Fortaleza-CE, gostaria de estudar em casa com o video da internet, vocês podem me orientar como acesso este programa, pois não consigo. Gostaria de escrever frases para que possa aprender melhor em casa, obrigada.

  4. Olá!!!
    Gostaria de saber mais informações sobre o curso de libras pela internet,gostaria de fazer pois sou de Belém/Pa e os cursos que encontrei aqui só são aos sábado e não posso fazer.
    Desde já obrigada a atenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *