Com a missão de promover a inclusão social nos ambientes construídos há mais de cinco anos no país, o Instituto Brasil Acessível (IBA) realiza a 1ª Jornada Nacional de Arquitetura Inclusiva, em parceria com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura (IBDA), nos dias 16 e 17 de junho, em São Paulo.
Além de participarem do lançamento do Anuário de Produtos Inclusivos 2008, cerca de 300 arquitetos, engenheiros e incorporadores discutirão o tema “Acessibilidade como valor de mercado ao produto imobiliário”. Segundo dados do IBA, um projeto concebido de forma universal sofre acréscimo de 1% no valor da obra, enquanto que, se precisar ser adequado depois de construído, esse valor poderá alcançar 25%. “Nossa intenção é, com mais essa iniciativa, sensibilizar os profissionais do mercado para que atentem para as questões da Arquitetura Inclusiva”, explica Sandra Perito, presidente do IBA, “de modo a tornar mais segura e confortável a vida de todas as pessoas que utilizam os espaços considerando a diversidade de capacidade física, sensorial e mental“.
Além de debates, a 1ª Jornada contará com as palestras e plenárias dos seguintes profissionais: Sandra Perito, presidente do IBA, autora da Universal Home e sócio-proprietária da Marcondes Perito Engenharia e Arquitetura; Fabio Bianchi, proprietário da J.Bianchi Construtora, autora da Lifetime Home; Rubênio Simas, arquiteto com experiência em obras públicas, habitacionais e de planejamento urbano, professor da UNIP; Ricardo Pereira Leite, engenheiro membro do Conselho Municipal de Habitação – SP, diretor de Empresas de Incorporação e professor do MBA em Negócios Imobiliários da Fupam – FAU-USP; Benedito Abbud, renomado arquiteto e paisagista brasileiro; Rogério Romeiro, arquiteto, membro da Comissão Permanente de Acessibilidade – CPA da SMPED-PMSP e consultor das condições de acessibilidade em empreendimentos imobiliários na empresa Rogério Romeiro Arquitetura; Vera Helena Moro Bins Ely, arquiteta, professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura (PósARQ) e membro da Diretoria da ABERGO (Associação Brasileira de Ergonomia); e Marcelo Pinto Guimarães, diretor do Laboratório ADAPTSE, da Escola de Arquitetura da UFMG.
Durante o evento, será montada uma Mostra de Produtos Inclusivos, com o objetivo de divulgar produtos que atendam as características universais de uso, pois, segundo enquete realizada pelo IBDA, os profissionais têm dificuldade para encontrá-los e identificá-los. A Jornada acontece no Millenium Centro de Convenções, Edifício da Sede da Secovi, das 8h às 19h. Informações no site www.arquiteturainclusiva.com.br . Contatos sobre o: (11) 3887-9496 e eventos@rvmais.com.br.
O Instituto Brasil Acessível (IBA) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), cuja missão é promover a inclusão social por meio do ambiente construído, com atuação direcionada à promoção da educação, do desenvolvimento econômico e social e combate à exclusão, contribuindo para a integração dos indivíduos na plena cidadania. Sandra Perito é presidente do Instituto Brasil Acessível, arquiteta, Doutora pela Universidade de São Paulo na aplicação de arquitetura inclusiva.
Sandra Parabens pela Arquitetura Inclusiva , sabemos a importancia do espaço casa no psiquismo das pessoas.
Carinhoso abraço
Estéla Santos Psicóloga Campinas