Governo de Pernambuco promove oficinas de sensibilização

Sensibilizar a sociedade para o convívio com pessoas com deficiência, possibilitando sua inserção, é o objetivo da Oficina de Sensibilização- Inclusão da Pessoa com Deficiência, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Pernambuco, através da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência – SEAD.

Já, nesta sexta-feira, o município de Vitória de Santo Antão vai receber a primeira oficina destinada à formação de pessoal habilitado a exercer essa função. As atividades têm início às 8h, na Secretaria Municipal de Defesa Social. O conteúdo programático inclui as áreas de deficiências visual, auditiva, mental e física, abordando os temas empregabilidade, acessibilidade, educação inclusiva e direito. Os participantes ainda podem optar por ter aulas de Libras e Braile. Uma equipe formada por psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, advogados e arquitetos ministrará as aulas. Além da qualificação técnica, os profissionais trazem a vivência prática, uma vez que a maioria deles porta alguma deficiência. Todo material didático, composto por apostilas, cartilhas, cadernos será oferecido gratuitamente ao público.

O calendário de atividades prossegue no dia 30, em Itamaracá e encerra-se no mês de outubro em Bonito. Na seqüência estão: Petrolina, Granito, Salgueiro, Sertânia, Ipojuca, Pesqueira, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Caruaru, Gravatá, Recife, Água Preta e Bom Jardim. No total, 20 cidades serão contempladas com a ação, ainda neste ano, tendo como meta chegar a todo Estado até 2010.

A sociedade, de um modo geral, também terá oportunidade de participar das discussões acerca desses temas quando da implementação da segunda etapa do projeto, através da atividade Bate-Papo Inclusivo, iniciativa que consiste na realização de palestras abertas ao público.

Com mais essa ação, a SEAD segue cumprindo sua missão institucional que é a de valorizar a pluralidade e singularidade, bem como assegurar direitos e criar oportunidades para pessoas com deficiências auditiva, visual, física e mental. O órgão integra a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Governo de Pernambuco.

Fonte: http://www.fisepe. pe.gov.br/ cepe/materias200 8/jul/exec072407 08.htm


Free Hit Counter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *