Que critérios o jornalista utiliza para diferenciar empresas envolvidas com a gestão socialmente responsável das que querem fazer somente marketing? Como as empresas comunicam seu compromisso com a responsabilidade social? Há abertura para tratar de dilemas?
O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, por meio do Programa Responsabilidade Social Empresarial na Mídia, promove o Debate RSE na Mídia: Empresas e Imprensa, no dia 15 de junho, das 15h às 18h, no Hotel Transamérica, como parte da programação da décima primeira edição da Conferência Internacional Empresas e Responsabilidade Social 2009. A inscrição gratuita pode ser feita no endereço: http://www.ethos.org.br/sistemas/eventos/conf_evento_simples.asp?id=237.
Fazem parte do debate, pelas empresas: Augusto Rodrigues – diretor de Comunicação Empresarial e Relações Institucionais da CPFL; Daniela Di Fiori – vice-presidente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade do Wal-Mart; e Nemércio Nogueira – diretor de Assuntos Institucionais da Alcoa para a América Latina e Caribe. Por parte da imprensa, participam: Alexandre Mansur – editor de ciência e tecnologia da revista Época; Amélia Gonzalez – editora do suplemento Razão Social do jornal O Globo; e Matthew Shirts – redator-chefe da revista National Geographic Brasil e coordenador do Planeta Sustentável. O mediador é Ricardo Young, presidente do Instituto Ethos.
O Debate RSE na Mídia 2009 tem como objetivo levantar os dilemas e discutir as oportunidades da relação entre comunicadores de empresas e jornalistas de redação, visando a uma cobertura mais qualificada do tema da sustentabilidade por parte dos profissionais de imprensa e a um posicionamento mais coerente e estratégico por parte das empresas.
A comunicação do envolvimento da empresa com a sustentabilidade exige profissionais preparados, conscientes e abertos ao relacionamento com a imprensa, inclusive em momentos de crise. Por outro lado, jornalistas necessitam construir suas pautas considerando pontos positivos e pontos críticos, a transversalidade do tema
e a importância de contemplar a sustentabilidade na gestão das empresas de comunicação.O debate de assuntos que envolvem a relação entre empresas e imprensa pode contribuir para um trabalho mais integrado e compartilhado, pautado em valores como confiança, transparência e ética.
Fonte: Instituto Ethos – http://www.pautasocial.com.br/pauta.asp?idPauta=25967