IESB
Curso de Extensão em Intervenção Comportamental para crianças com Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (TIDs)
Carga Horária: 90 horas
PROFESSORA: Dra. Micheline Silva, Ph.D. E-MAIL: msilva@wowway.com
PERÍODO: Agosto-Novembro 2008 Início: 26 de agosto de 2008
Horário: Terças e Quintas das 19:00 às 21:00 horas
Preço: R$600,00, em quatro parcelas de R$150,00 (matrícula mais três mensalidades).
Certificado de participação para quem freqüentar 75% das aulas
PÚBLICO ALVO
Pais de crianças com Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (TIDs) e demais interessados, incluindo profissionais que trabalham com crianças autistas ou com outras necessidades especiais, estudantes das áreas de psicologia e pedagogia, entre outros.
OBJETIVOS
O curso, de cunho primordialmente prático, tem como objetivo principal fornecer aos participantes as diretrizes centrais para a implementação de técnicas de Intervenção Comportamental voltadas à promoção de desenvolvimento de crianças com TIDs (com especial ênfase no Autismo). Assim, o curso visa primeiramente colocar os participantes em contato com os principais sintomas dos TIDs, incluindo também outros problemas de desenvolvimento e de comportamento comumente observados. Os participantes serão também apresentados parâmetros que os ajudem a analisar de forma crítica o lugar ocupado pela Intervenção Comportamental dentre as opções de intervenção e tratamentos disponíveis. O restante do curso tem como foco propiciar aos participantes um contato mais aprofundado com princípios da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e como tais princípios podem ser utilizados em trabalhos de Intervenção Comportamental com crianças com TIDs. Nesta parte do curso, os participantes terão a oportunidade de discutir e realizar atividades de caráter bastante prático, incluindo: (a) realização de avaliações funcionais do comportamento da criança; (b) avaliações de preferências para criar lista de possíveis reforçadores; (c) planejamento e estruturação de trabalhos de intervenção; (d) elaboração e implementação de programas de ensino de novas habilidades; (e) elaboração e implementação de programas de eliminação de comportamentos problemáticos ou mal adaptativos.
Nota: O curso está planejado para ter uma dinâmica de exposição do conteúdo juntamente com discussões/debates de casos concretos (fictícios e reais) trazidos por meio de: (a) recursos audiovisuais; e (b) observações de práticas reais na clínica e em campo. Haverá também oportunidades para treinos práticos realizados através de: (a) simulações de manejo de problemáticas específicas; e (b) práticas supervisionadas.
CRONOGRAMA DOS ENCONTROS
AGOSTO (6 HORAS)
26/08 (AULA 1) –
· Apresentação geral da proposta de curso
· O que são os Distúrbios do Desenvolvimento/Necessidades Especiais? O que são os Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (TIDs)?: Considerações gerais
Apoio audio-visual:
– Filme “Son Rise” (Meu filho meu mundo)
28/08 (AULA 2) –
· Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (TIDs): Questões diagnósticas básicas
– Reconhecendo e compreendendo os principais sintomas
– Déficits sociais
– Déficits comunicativos
– Estereotipias e comportamentos restritos e repetitivos
– Co-Morbidades
– Outras condições e transtornos;
– Problemas comportamentais (destrutivos, agressivos, de auto-injúria e perturbadores)
– Problemas sensoriais
– Problemas médicos
– Fatores etiológicos
– Aspectos genéticos, neurológicos e ambientais
– A polêmica questão do mercúrio e da vacina tríplice
– Identificação de sintomas de risco: O primeiro passo para o diagnóstico precoce
– A importância de um modelo de prática diagnóstica interdisciplinar
– O que existe hoje como prática diagnóstica no Brasil?
Apoio audio-visual:
– Vídeo do canal TV Futura “Sala de Notícias: Autismo”
– Vídeo do canal GNT “One-track minds: understanding autism” (Mentes em uma direção: entendendo Autismo)
– Vídeo do canal Discovery Health “The invisible wall: Autism” (A parede invisível: Autismo”)
– Vídeo Câmera Humana
SETEMBRO (27 HORAS)
02/09 (AULA 3) –
· Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (TIDs): Questões diagnósticas básicas
– Reconhecendo e compreendendo os principais sintomas
– Déficits sociais
– Déficits comunicativos
– Estereotipias e comportamentos restritos e repetitivos
– Co-Morbidades
– Outras condições e transtornos;
– Problemas comportamentais (destrutivos, agressivos, de auto-injúria e perturbadores)
– Problemas sensoriais
– Problemas médicos
– Fatores etiológicos
– Aspectos genéticos, neurológicos e ambientais
– A polêmica questão do mercúrio e da vacina tríplice
– Identificação de sintomas de risco: O primeiro passo para o diagnóstico precoce
– A importância de um modelo de prática diagnóstica interdisciplinar
– O que existe hoje como prática diagnóstica no Brasil?
Apoio audio-visual:
– Vídeos crianças SP
– Vídeos crianças BSB
– Vídeos do website: http://autismspeaks.org (https://videos.whitebox.com)
04/09 (AULA 4) –
· Opções de intervenções e tratamentos atualmente disponíveis
– ABA, TEACCH, Higashi, classes de educação especial, inclusão em classes de ensino regular, terapia de integração sensorial, Comunicação Facilitada, terapia de base analítica, terapia neurocognitiva, medicações, dietas, megavitaminas, quelação, terapia comportamental, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional etc
· Como avaliar e escolher intervenções e tratamentos de forma crítica?
· Combinando diferentes opções: Isto é possível?
Tarefa para casa:
– Levantamento de informações sobre intervenções e tratamentos disponíveis localmente (em BSB), nacionalmente (no Brasil), e mundialmente (EUA, Europa, Austrália, Canadá etc)
– O levantamento pode ser realizado através de meios diversos (visita a locais especializados, pesquisa em fontes impressas e eletrônicas etc.)
09/09 (AULA 5) –
· Opções de intervenções e tratamentos atualmente disponíveis
– ABA, TEACCH, Higashi, classes de educação especial, inclusão em classes de ensino regular, terapia de integração sensorial, Comunicação Facilitada, terapia de base analítica, terapia neurocognitiva, medicações, dietas, megavitaminas, quelação, terapia comportamental, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional etc
· Como avaliar e escolher intervenções e tratamentos de forma crítica?
· Combinando diferentes opções: Isto é possível?
11/ 09 (AULA 6) –
· Intervenção Comportamental Intensiva Precoce: Aspectos históricos e evidências científicas de sua eficácia
– Análise do Comportamento Aplicada (ABA)
– Ivar Lovaas e o início do trabalho com crianças com Autismo
– Estudos que oferecem respaldo científico à Intervenção Comportamental Intensiva Precoce etc.
Apoio audio-visual:
– Vídeos do You Tube (Lovaas)
– Vídeos crianças SP
– Vídeos crianças BSB
16/09 (AULA 7) –
· Intervenção Comportamental Intensiva Precoce: Princípios básicos
– O papel da motivação e da aprendizagem
– Identificação da tríade Antecedente-Comportamento-Conseqüência
– Princípios da ABA na intervenção de crianças com Autismo
– Análise Funcional do Comportamento
– Etc.
Atividade prática de apoio:
– Exercícios de realização de Análises Funcionais do Comportamento em casos fictícios e/ou reais trazidos por meio de recursos audio-visuais, e, se possível, de casos reais de crianças trazidas ao local do curso neste dia.
Apoio audio-visual:
– Vídeos RUPP study
– Vídeos do You Tube
– Vídeos crianças SP
– Vídeos crianças BSB
18/09 (AULA 8) –
· Intervenção Comportamental Intensiva Precoce: Princípios básicos
– O papel da motivação e da aprendizagem
– Identificação da tríade Antecedente-Comportamento-Conseqüência
– Princípios da ABA na intervenção de crianças com Autismo
– Análise Funcional do Comportamento
– Etc.
Atividade prática de apoio:
– Exercícios de realização de Análises Funcionais do Comportamento em casos fictícios e/ou reais trazidos por meio de recursos audio-visuais, e, se possível, de casos reais de crianças trazidas ao local do curso neste dia.
Apoio audio-visual:
– Vídeos RUPP study
– Vídeos do You Tube
– Vídeos crianças SP
– Vídeos crianças BSB
23/09 (AULA 9) –
· Intervenção Comportamental Intensiva Precoce: Estratégias de eliminação de comportamentos mal adaptativos
– Manipulação dos Antecedentes (Estratégias de Prevenção)
– Quebra das atividades/habilidades em passos menores/mais fáceis e mais toleráveis
– Criação de rotinas
– Uso de calendários e pistas visuais/auditivas
– Etc.
– Manipulação das conseqüências
– Uso de reforçadores
– O ignorar planejado
– Impedindo que a criança escape demandas
– Uso do “Time Out”
– Etc.
– Ensino de comportamentos alternativos com função comunicativa eqüivalente
Atividade prática de apoio:
– Exercícios de prática das diferentes estratégias apresentadas em aula, em casos fictícios e/ou reais trazidos por meio de recursos audio-visuais, e, se possível, de casos reais de crianças trazidas ao local do curso neste dia.
Apoio audio-visual:
– Vídeos RUPP study
– Vídeos do You Tube
– Vídeos crianças SP
– Vídeos crianças BSB
25/09 (AULA 10) –
· Intervenção Comportamental Intensiva Precoce: Estratégias de eliminação de comportamentos mal adaptativos
– Manipulação dos Antecedentes (Estratégias de Prevenção)
– Quebra das atividades/habilidades em passos menores/mais fáceis e mais toleráveis
– Criação de rotinas
– Uso de calendários e pistas visuais/auditivas
– Etc.
– Manipulação das conseqüências
– Uso de reforçadores
– O ignorar planejado
– Impedindo que a criança escape demandas
– Uso do “Time Out”
– Etc.
– Ensino de comportamentos alternativos com função comunicativa eqüivalente
Atividade prática de apoio:
– Exercícios de prática das diferentes estratégias apresentadas em aula, em casos fictícios e/ou reais trazidos por meio de recursos audio-visuais, e, se possível, de casos reais de crianças trazidas ao local do curso neste dia.
Apoio audio-visual:
– Vídeos RUPP study
– Vídeos do You Tube
– Vídeos crianças SP
– Vídeos crianças BSB
30/09 (AULA 11) –
· Intervenção Comportamental Intensiva Precoce: Estratégias de eliminação de comportamentos mal adaptativos
– Manipulação dos Antecedentes (Estratégias de Prevenção)
– Quebra das atividades/habilidades em passos menores/mais fáceis e mais toleráveis
– Criação de rotinas
– Uso de calendários e pistas visuais/auditivas
– Etc.
– Manipulação das conseqüências
– Uso de reforçadores
– O ignorar planejado
– Impedindo que a criança escape demandas
– Uso do “Time Out”
– Etc.
– Ensino de comportamentos alternativos com função comunicativa eqüivalente
Atividade prática de apoio:
– Exercícios de prática das diferentes estratégias apresentadas em aula, em casos fictícios e/ou reais trazidos por meio de recursos audio-visuais, e, se possível, de casos reais de crianças trazidas ao local do curso neste dia.
Apoio audio-visual:
– Vídeos RUPP study
– Vídeos do You Tube
– Vídeos crianças SP
– Vídeos crianças BSB
OUTUBRO (21 HORAS)
02/10 (AULA 12) –
· Intervenção Comportamental Intensiva Precoce: Estratégias de ensino e promoção de desenvolvimento
– Ensino sem erros
– Técnicas de direcionamento
– Modelagem do comportamento
– Análise da tarefa
– Ensino em cadeia
– Etc.
Atividade prática de apoio:
– Exercícios de prática das diferentes estratégias apresentadas em aula, em casos fictícios e/ou reais trazidos por meio de recursos audio-visuais, e, se possível, de casos reais de crianças trazidas ao local do curso neste dia.
Apoio audio-visual:
– Vídeos do You Tube
– Vídeos crianças SP
– Vídeos crianças BSB
07/10 (AULA 13) –
· Intervenção Comportamental Intensiva Precoce: Estratégias de ensino e promoção de desenvolvimento
– Ensino sem erros
– Técnicas de direcionamento
– Modelagem do comportamento
– Análise da tarefa
– Ensino em cadeia
– Etc.
Atividade prática de apoio:
– Exercícios de prática das diferentes estratégias apresentadas em aula, em casos fictícios e/ou reais trazidos por meio de recursos audio-visuais, e, se possível, de casos reais de crianças trazidas ao local do curso neste dia.
Apoio audio-visual:
– Vídeos do You Tube
– Vídeos crianças SP
– Vídeos crianças BSB
09/10 (AULA 14) –
· Intervenção Comportamental Intensiva Precoce: Estratégias de ensino e promoção de desenvolvimento
– Ensino sem erros
– Técnicas de direcionamento
– Modelagem do comportamento
– Análise da tarefa
– Ensino em cadeia
– Etc.
Atividade prática de apoio:
– Exercícios de prática das diferentes estratégias apresentadas em aula, em casos fictícios e/ou reais trazidos por meio de recursos audio-visuais, e, se possível, de casos reais de crianças trazidas ao local do curso neste dia.
Apoio audio-visual:
– Vídeos do You Tube
– Vídeos crianças SP
– Vídeos crianças BSB
14/10 – RECESSO
16/10 – RECESSO
21/10 (AULA 15) –
· Outras considerações práticas
– Como se estruturar as sessões de ensino
– Que habilidades ensinar
– Programas de ensino
– Habilidades básicas pré-requisitos para a aprendizagem
(estabeler de contato de olhar, seguir comandos verbais simples, imitação, pareamento, identificação de objetos etc)
– Habilidades comunicativas
(linguagem receptiva e expressiva, respondendo perguntas, conversação, comunicação alternativa – linguagem de sinais, PECS etc)
– Habilidades sociais e emocionais
(reconhecimento de emoções nos outros e em si, expressão adequada de emoções e afetividade, regulação de comportamentos pelo comportamento do outro ou do grupo etc)
– Habilidades lúdicas
(brincadeiras funcionais solitárias e sociais – em pares ou em grupo etc)
– Habilidades pré-acadêmicas e acadêmicas
(conceito de cor, forma, tamanho, letras, números; habilidades artísticas e acadêmicas – pintar, cortar, colar, desenhar, escrever, ler etc)
– Habilidades de auto-cuidado e domésticas (usar o sanitário, se vestir e despir, tomar banho, escovar os dentes, usar talheres, fazer a cama etc)
– Etc.
Atividade prática de apoio:
– Exercícios de prática das diferentes estratégias e programas apresentados em aula, em casos fictícios e/ou reais trazidos por meio de recursos audio-visuais, e, se possível, de casos reais de crianças trazidas ao local do curso neste dia.
Apoio audio-visual:
– Vídeos do You Tube
– Vídeos crianças SP
– Vídeos crianças BSB
23/10 (AULA 16) –
· Outras considerações práticas
– Como se estruturar as sessões de ensino
– Que habilidades ensinar
– Programas de ensino
– Habilidades básicas pré-requisitos para a aprendizagem
(estabeler de contato de olhar, seguir comandos verbais simples, imitação, pareamento, identificação de objetos etc)
– Habilidades comunicativas
(linguagem receptiva e expressiva, respondendo perguntas, conversação, comunicação alternativa – linguagem de sinais, PECS etc)
– Habilidades sociais e emocionais
(reconhecimento de emoções nos outros e em si, expressão adequada de emoções e afetividade, regulação de comportamentos pelo comportamento do outro ou do grupo etc)
– Habilidades lúdicas
(brincadeiras funcionais solitárias e sociais – em pares ou em grupo etc)
– Habilidades pré-acadêmicas e acadêmicas
(conceito de cor, forma, tamanho, letras, números; habilidades artísticas e acadêmicas – pintar, cortar, colar, desenhar, escrever, ler etc)
– Habilidades de auto-cuidado e domésticas (usar o sanitário, se vestir e despir, tomar banho, escovar os dentes, usar talheres, fazer a cama etc)
– Etc.
Atividade prática de apoio:
– Exercícios de prática das diferentes estratégias e programas apresentados em aula, em casos fictícios e/ou reais trazidos por meio de recursos audio-visuais, e, se possível, de casos reais de crianças trazidas ao local do curso neste dia.
Apoio audio-visual:
– Vídeos do You Tube
– Vídeos crianças SP
– Vídeos crianças BSB
28/10 (AULA 17) –
· Outras considerações práticas
– Como se estruturar as sessões de ensino
– Que habilidades ensinar
– Programas de ensino
– Habilidades básicas pré-requisitos para a aprendizagem
(estabeler de contato de olhar, seguir comandos verbais simples, imitação, pareamento, identificação de objetos etc)
– Habilidades comunicativas
(linguagem receptiva e expressiva, respondendo perguntas, conversação, comunicação alternativa – linguagem de sinais, PECS etc)
– Habilidades sociais e emocionais
(reconhecimento de emoções nos outros e em si, expressão adequada de emoções e afetividade, regulação de comportamentos pelo comportamento do outro ou do grupo etc)
– Habilidades lúdicas
(brincadeiras funcionais solitárias e sociais – em pares ou em grupo etc)
– Habilidades pré-acadêmicas e acadêmicas
(conceito de cor, forma, tamanho, letras, números; habilidades artísticas e acadêmicas – pintar, cortar, colar, desenhar, escrever, ler etc)
– Habilidades de auto-cuidado e domésticas (usar o sanitário, se vestir e despir, tomar banho, escovar os dentes, usar talheres, fazer a cama etc)
– Etc.
Atividade prática de apoio:
– Exercícios de prática das diferentes estratégias e programas apresentados em aula, em casos fictícios e/ou reais trazidos por meio de recursos audio-visuais, e, se possível, de casos reais de crianças trazidas ao local do curso neste dia.
Apoio audio-visual:
– Vídeos do You Tube
– Vídeos crianças SP
– Vídeos crianças BSB
30/10 (AULA 18) –
· Considerações finais: A importância da participação e parceria da família e da rede social
Tarefa de casa:
Visita de campo. Parte do grupo vai fazer observação em escolas inclusivas, outra parte do grupo em centros de ensino especial, e outra parte em clínicas especializadas que ofereçam serviços a crianças com TIDs. A observação terá como objetivo investigar como é realizado o trabalho com crianças com TIDs nestes diferentes locais e o tipo/grau de envolvimento da família nestes locais.
NOVEMBRO (24 HORAS)
04/11 (AULA 19) –
· Considerações finais: A importância da participação e parceria da família e da rede social
· Apresentação oral de grupo
– Relatório crítico da observação da escola/centro/clínica que foi visitado e debate sobre propostas de intervenção para estes diferentes locais.
06/11 (AULA 20) –
· Prática supervisionada de casos reais
11/11 (AULA 21) –
· Prática supervisionada de casos reais
13/11 (AULA 22) –
· Prática supervisionada de casos reais
18/11 (AULA 23) –
· Prática supervisionada de casos reais
20/11 (AULA 24) –
· Prática supervisionada de casos reais
25/11 (AULA 25) –
· Prática supervisionada de casos reais
27/11 (AULA 26) –
· Prática supervisionada de casos reais
DEZEMBRO (12 HORAS)
02/12 (AULA 27) –
· Prática supervisionada de casos reais
04/12 (AULA 28) –
· Prática supervisionada de casos reais
09/12 (AULA 29) –
· Prática supervisionada de casos reais
11/12 (AULA 30) –
· Fechamento do curso e feedbacks
· Apresentação do Filme Mozart and the whale (Loucos de amor)
Leituras de apoio sugeridas
26/08 (AULA 1)
Silva, M. & Braga-Kenyon (submetido). Reflexões teóricas sobre Distúrbios do Desenvolvimento e a Análise Funcional do Comportamento. Em K. Moutinho & P. Villachan-Lyra, Novas Tendências em Psicologia do Desenvolvimento: Teoria, Pesquisa e Intervenção. Recife, PE: Faculdade Maurício de Nassau. (disponível em arquivo)
Marchesi, A. (2004). Da linguagem da deficiência às escolas inclusivas. Em C. Coll, A. Marchesi, J. Palácios, & cols., Desenvolvimento Psicológico e Educação, Vol 3, Transtornos de Desenvolvimento e Necessidades Educativas Especiais, 2ª Edição (pp. 15-30). Porto Alegre: Artmed.
Miranda, L. P. Resegue, R., & Figueiras, A. C. M. (2003). A criança e o adolescente com problemas do desenvolvimento no ambulatório de pediatria. Jornal de Pediatria, 03(79), S.1-S33. (disponível em arquivo)
28/08 (AULA 2) e 02/09 (AULA 3)
Gupta, A. R., & State, M. W. (2006). Autismo: Genética. Revista Brasileira de Psiquiatria, 28(Supl. I), pp. S29-S38.
Silva, M. & Mulick, J. (submetido). Transtornos Invasivos do Desenvolvimento: Discutindo questões diagnósticas. Revista Ciência & Saúde. (disponível em arquivo)
Zilbovicius, M., Meresse, I, & Boddaert, N. (2006). Autismo: Neuroimagem. Revista Brasileira de Psiquiatria, 28(Supl. I), pp. S21-S28.
04/09 (AULA 4) e 09/09 (AULA 5)
Bosa, C. A. (2006). Autismo: Intervenções psicoeducacionais. Revista Brasileira de Psiquiatria, 28(Supl. I), pp. S47-S52.
Nikolov, R., Jonker, J., & Scahill, L. (2006). Autismo: Tratamentos psicofarmacológicos e áreas de interesse para desenvolvimentos futuros. Revista Brasileira de Psiquiatria, 28(Supl. I), pp. S39-S46.
11/09 (AULA 6)
Lear, K. (2004). Ajude-nos a aprender: Um Programa de Treinamento em ABA (Análise do Comportamento Aplicada) em ritmo auto-estabelecido. Traduzido e disponibilizado pela Comunidade Virtual Autismo no Brasil. www.yahoogrupos.com.br/groups/autismo. (disponível em arquivo) Capítulo 1
16/09 (AULA 7) e 18/09 (AULA 8)
Lear, K. (2004). Ajude-nos a aprender: Um Programa de Treinamento em ABA (Análise do Comportamento Aplicada) em ritmo auto-estabelecido. Traduzido e disponibilizado pela Comunidade Virtual Autismo no Brasil. www.yahoogrupos.com.br/groups/autismo. (disponível em arquivo) Capítulos 2 e 3
23/09 (AULA 9), 25/09 (AULA 10) e 30/09 (AULA 11)
Lear, K. (2004). Ajude-nos a aprender: Um Programa de Treinamento em ABA (Análise do Comportamento Aplicada) em ritmo auto-estabelecido. Traduzido e disponibilizado pela Comunidade Virtual Autismo no Brasil. www.yahoogrupos.com.br/groups/autismo. (disponível em arquivo) Capítulo 4
02/10 (AULA 12), 07/10 (AULA 13), e 09/10 (AULA 14)
Lear, K. (2004). Ajude-nos a aprender: Um Programa de Treinamento em ABA (Análise do Comportamento Aplicada) em ritmo auto-estabelecido. Traduzido e disponibilizado pela Comunidade Virtual Autismo no Brasil. www.yahoogrupos.com.br/groups/autismo. (disponível em arquivo) Capítulos 5, 6, 7, 8 e 9
21/10 (AULA 15), 23/10 (AULA 16), e 28/10 (AULA 17)
Windholz, M. H. (1988). Passo a Passo, Seu Caminho: Guia Curricular para o Ensino de Habilidades Básicas. SP: Edicon.
Lear, K. (2004). Ajude-nos a aprender: Um Programa de Treinamento em ABA (Análise do Comportamento Aplicada) em ritmo auto-estabelecido. Traduzido e disponibilizado pela Comunidade Virtual Autismo no Brasil. www.yahoogrupos.com.br/groups/autismo. (disponível em arquivo) Capítulos 6, 7, 8, 9 e 10
30/10 (AULA 18) e 04/11 (AULA 19)
Paniagua, G. (2004). As famílias de crianças com necessidades educativas especiais. Em Em C. Coll, A. Marchesi, J. Palácios, & cols., Desenvolvimento Psicológico e Educação, Vol 3, Transtornos de Desenvolvimento e Necessidades Educativas Especiais, 2ª Edição (pp. 330-346). Porto Alegre: Artmed.
Sommerstein, L. C. & Wessels, M. R. (1996). Conquistando e utilizando o apoio da família e da comunidade para o ensino inclusivo. Em S. Stainback & W. Stainback (Eds.), Inclusão: Um Guia para Educadores (pp. 414-431). Porto Alegre: Artmed.
Leituras complementares (em português)
Abreu, C. N. & Guilhardi, H. J. (2004). Terapia Comportamental e Cognitivo-Comportamental: Práticas Clínicas. SP: ROCA.
Barroqueiro, M. H. (2002). Terapia comportamental e a sua aplicação em reabilitação. Análise Psicológica, 3(XX); 495-503. (disponível em arquivo)
Braga-Kenyon, P. & Silva, M. (submetido).O Papel da Análise do Comportamento Aplicada no Ensino de Habilidades Básicas para Indivíduos Diagnosticados com Problema ou Atraso no Desenvolvimento. Em K. Moutinho & P. Villachan-Lyra, Novas Tendências em Psicologia do Desenvolvimento: Teoria, Pesquisa e Intervenção. Recife, PE: Faculdade Maurício de Nassau. (disponível em arquivo)
Leituras complementares (em inglês)
Baker, B. L. & Brightman, A. J. (1997). Steps to Independence: Teaching Everyday Skills to Children with Special Needs. Baltimore, MD: Brookes.
Cooper, J. O., Heron, T. E., & Heward, W. L. (1989). Applied Behavior Analysis. New Jersey: Prentice-Hall.
Charman, T. & Baird, G. (2002). Practitioner review: Diagnosis of autism spectrum disorder in 2- and 3-year-old children. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 43(3), 289-305.
Desrochers, M., Newell, M. & Coleman (2002). Functional Assessment. Retirado do website: www.behavior.org/autism/functionalassessment/paper7.pdf. (disponível em arquivo)
Elder, J. H., Shankar, M., Shuster, J., Theriaque, D., Burns, S. & Sherrill, L (2006). The gluten-free, casein-free diet in autism: Results of a preliminary double blind clinical trial. Journal of Autism and Developmental Disorders, 36, 413-420.
Filipek, P. A., Accardo, P. J., Baranek, G. T., Cook, E. H., Dawson, G., Gordon, B., Gravel, J. S., Johnson, C. P., Kallen, R. J., Levy, S. E., Minshew, N. J., Prizant, B. M., Rapin, I., Rogers, S. J., Stone, W. L., Teplin, S., Tchman, R. F., & Volkmar, F. R. (1999). The screening diagnosis of Autistic Spectrum Disorders. Journal of Autism and Developmental Disorders, 29(6), 439-484.
Fovel, J. T. (2002). The ABA Program Companion: Organizing Quality Programs for Children with Autism and PDD. New York, NY: DRL Books.
Frankel, F. (1996). Good Friends are Hard to Find: Help your Child Find, Make, and Keep Friends. Los Angeles: Perspective Publishing.
Frankel, F. & Myatt, R. (2003). Children’s Friendship Training. NY: Brunner-Routledge.
Hubbs-Tait, L., Nation, J. R., Krebs, N. F. & Bellinger, D. C. (2005). Neurotoxicants, micronutrients, and social environments: Individual and combined effects on children’s development. American Psychological Society, 6(3), 57-121. (disponível em arquivo)
Leaf, R. & McEachin, J. (1999). A Work in Progress: Behavior Management Strategies and a Curriculum for Intensive Behavioral Treatment of Autism. New York, NY: DRL Books.
Lovaas, O. I. (2003). Teaching Individuals with Developmental Delays: Basic Intervention Techniques. Austin, TX: Pro Ed.
Maurice, C., Green, G. & Luce, S. C. (1996). Behavior Intervention for Young Children with Autism: A Manual for Parents and Professionals. Austin, TX: Pro Ed.
Metz, B., Mulick, J. A. & Butter, E. M. (2004). Autism: A late twentieth century fad magnet. Em J. Jacobson, J. A. Mulick & R. M. Foxx (Eds.), Fads, Controversies, and Politically Correct Treatment in Developmental Disabilities (pp. 237-263). Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum Associates.
Newsom, C. & Hovanitiz, C. A. (2006). Autistic Spectrum Disorders. Em, E. J. Mash & R. A. Barkley (Eds.), Treatment of Childhood Disorders (3ª Ed.) (pp. 455-511). New York: Guilford Press.
Pueschel, S. M., Scola, P. S., Weidenman, L. E., & Bernier, J. C. (1995). The Special Child: A Source Book for Parents of Children with Developmental Disabilities (2ª Ed.). Baltimore: Paul Brooks.
Reichle, J. (ano não identificado). Describing a Range of Intervention Options to Teach Initial Communication Skills to Young Children Who Experience Autism Spectrum Disorders. Retirado do website: http://ici2.umn.edu/preschoolbehavior/presentations/. (disponível em arquivo)
Roberts, J. M. (2004). A review of the research to identify the most effective models of best practice in the management of children with autism spectrum disorders. Sydney: Centre for Developmental Disability Studies. (disponível em arquivo)
Steege, M. W., Mace, C., Perry, L. & Longenecker, H. (2007). Applied behavior analysis: Beyond discrete trial teaching. Psychology in the Schools, 44(1), 91-99. (disponível em arquivo)
The Mariposa School for Children with Autism (2002). Employee Training Manual. Retirado do website: www.MariposaSchool.org. (disponível em arquivo)
Dra., gostaria de saber mais sobre o tratamento e também se a Dra. sabe sobre o tratamento son rise do site http://www.inspiradospeloautismo.com. Ainda desejo saber sobre a dieta sem gluten e sem caseina. Quais as informações são verdadeiramente seguras. Estou entrando nesse mundo sobre TID agora e preciso de ajuda.
Obrigada, Jhuliane
por favor eu gostaria de saber valores,se dparcelam, periodo e horário do curso. Eu sou professora e gostaria de obter esta formação para a minha prática. Ah.. de quantas horas é o curso? Obrigada Ana Lucia