I Encontro de Assistentes Sociais do Estado de São Paulo para a Dignidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência

27 de agosto de 2009

Apresentação:

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência realiza, em São Paulo, no próximo dia 27 de agosto de 2009, o I Encontro de Assistentes Sociais do Estado de São Paulo para a Dignidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência, com a finalidade de capacitar os profissionais que atuam com atendimento na área da Assistência Social e reunir subsídios sobre o cenário estadual de crianças e adolescentes com deficiência em situação de abrigamento ou negligência, abandono e desaparecimento. O levantamento se dará por meio de Questionário que acompanha a ficha de inscrição deste encontro, que conta com o apoio institucional do Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. A todos os inscritos será oferecido certificado de participação. Aos profissionais que encaminharem questionário preenchido será fornecido certificado adicional de COLABORADOR EM PESQUISA  INTERNACIONAL SOBRE DESAPARECIMENTO E EXPLORAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

A violência doméstica e/ou sexual é um dos principais motivos de fuga de crianças e adolescentes de seus lares. Existe uma gama significativa de crianças desaparecidas decorrente de uma dinâmica familiar frágil, que também não encontra amparo nas políticas sociais e na sociedade para se fortalecer; não consegue, desta forma, estabelecer limites indispensáveis que visem a proteção e manutenção física e emocional de seus membros. É primordial que as famílias de crianças e adolescentes desaparecidos recebam o devido suporte psicossocial, durante o período de espera pelo retorno do ente desaparecido, para atenção ao aspecto emocional e também para compreender, no caso de famílias abusivas, porque seu funcionamento familiar se configura com determinadas características que acarretam sérios prejuízos emocionais a todos os envolvidos. 

Objetivos:

1- Capacitar os assistentes sociais e demais profissionais sobre os direitos das pessoas com deficiência à luz da Convenção da ONU e levantar subsídios, por meio de questionário que acompanha a inscrição, sobre o cenário estadual referente ao abandono, negligência e desaparecimento de crianças com deficiência para elaboração do 1º Inventário Internacional de Crianças e Adolescentes com Deficiência, Vítimas de Negligência e Desaparecimento.

2- Subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas no Estado de São Paulo e contribuir com dados, por meio das informações coletadas no questionário que acompanha as inscrições deste evento estadual, para a I Jornada Internacional sobre Desaparecimento e Exploração de Crianças e Adolescentes, que acontece em outubro de 2009, em São Paulo.

Público alvo:

•►    Assistentes Sociais

•►    Psicólogos Sociais

•►    Profissionais em geral que atuam com atendimento na área da Assistência Social

•►    Dirigentes de Organizações públicas e privadas que prestam atendimento na área da Assistência Social

•►    Profissionais em geral que tenham interesse no tema da Assistência Social voltado para a criança, adolescente e familiares.

•►    Acadêmicos – Professores e Estudantes de Serviço Social e Psicologia (que atuam ou irão atuar na área da Assistência Social e Psicologia Social).

Local:

Sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564, Portão 10 do Memorial da América Latina, próximo ao Terminal de Ônibus e Metrô Barra Funda – São Paulo (SP).

Investimento simbólico (Inclui café, almoço e certificado):
Profissionais: R$ 20,00 (vinte reais)
Estudantes: R$ 10,00 (dez reais)

Programação:

09h30 – Recepção e Credenciamento.

10h15 – Composição da Mesa de Abertura com Autoridades Convidadas:

• Representante da Presidência do Fundo Social de Solidariedade – convidada: Senhora Mônica Serra (a confirmar).

• Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Profª Drª. Linamara Rizzo Battistella.

• Presidente do Conselho Regional de Serviço Social do Estado de São Paulo – CRESS – Drª Áurea Satomi Fuziwara.

• Presidente da Associação dos Assistentes Sociais e Psicólogos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo – Drª Elisabete Borgianni.

• Representante do Conselho Federal do Serviço Social – CFESS.

10h30 – Abertura Oficial com Hino Nacional do Coral “Mãos que Encantam”, de crianças surdas da cidade de Limeira.

10h40 às 11h00 – Boas-vindas das Autoridades Convidadas.

11h00 às 11h30 – “Instituições de Atendimento a Pessoas com Deficiência – Um Novo Olhar”. Profª Dra. Linamara Rizzo Battistella – Doutora e Professora Livre Docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Governo de São Paulo

11h30 às 12h00 – “A Importância do Assistente Social no Processo de Inclusão da Pessoa com Deficiência” – Profª Drª Maria Lúcia Martinelli – Assistente Social e Presidente do Curso de Pós-Graduação de Serviço Social da PUC/SP.

12h00 às 12h30 – Debate

12h30 – Intervalo – Almoço no local

14h00 – “Do Processo Histórico de Conquistas à Convenção da ONU – Direitos da Pessoa com Deficiência” – Profº Dr. Luiz Alberto David Araújo – Doutor e Livre Docente em Direito Constitucional da PUC de São Paulo, Membro da Academia Brasileira de Direito Constitucional e ex-Procurador de Estado.

14h30 – “Violência e Negligência: Vitimização de Crianças e Adolescentes com Deficiência” – Prof. Marcelo Moreira Neumann – Psicólogo Social, Professor de Psicologia Jurídica da Universidade Mackenzie, Doutorando em Serviço Social pelo Núcleo de Estudos da Criança e do Adolescente da PUC de São Paulo e Coordenador de Políticas Públicas do Projeto Caminho de Volta – Busca de Crianças e Adolescentes Desaparecidos no Estado de São Paulo

15h00 – “Projeto Caminho de volta e Crianças e Adolescentes com Deficiência” – Profª Drª Gilka J. F. Gattás – Professora Livre Docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Coordenadora do Projeto Caminho de Volta – Busca de Crianças e Adolescentes Desaparecidos no Estado de São Paulo.

15h30 – “A Interface das Políticas Públicas para a Dignidade e a Inclusão Social das Pessoas com Deficiência”. Profª Drª Arlete Camargo M. Salimene – Diretora do Serviço Social do Instituto Nacional de Medicina de Reabilitação do Hospital das Clínicas de São Paulo – IMREA – da Faculdade de Medicina da USP – Rede Lucy Montoro.

16h00 – Debate moderado por Claudia Figaro Garcia, Psicóloga, Mestre em Psicologia Social pela PUC de São Paulo e Doutoranda em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Responsável pelo Eixo Psicológico do Projeto Caminho de Volta.

17h00 – Encerramento e entrega do Certificado.

Vagas Limitadas.

3 Comments

  1. B0a tarde,

    Para se inscrever no evento, se você for profissional de serviço social, pode acessar o site: http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/usr/share/documents/07ago09_anexo_ficha_inscri%C3%A7%C3%A3o_assistentes_sociais.doc

    Se for profissional de outra área interessada no tema, pode acessar: http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/usr/share/documents/07ago09_anexo_ficha_inscri%C3%A7%C3%A3o_geral.doc

    Caso tenha alguma dúvida sobre como proceder ou sobre o evento, basta nos escrever, em faleconosco@pessoacomdeficiencia.sp.gov.br

    att.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *