Inclusão de alunos autistas no ensino regular: concepções e práticas pedagógicas de professores regentes

Inclusão de alunos autistas no ensino regular: concepções e práticas pedagógicas de professores regentes, por Mara Rubia Rodrigues Martins. Universidade Católica de Brasília.

Link para download.

RESUMO/ABSTRACT

Esta pesquisa analisou e discutiu as concepções de professores regentes de classes inclusivas com alunos autistas e a influência destas concepções em suas práticas pedagógicas. Apreendeu as concepções dos professores sobre o processo de inclusão escolar, causas e características do autismo, benefícios, facilidades e dificuldades encontradas pelos alunos autistas no processo de inclusão escolar. Investigou a opinião dos professores acerca de sua formação nos aspectos que se relacionam à inclusão escolar e, especificamente, a inclusão de alunos autistas. Identificou os recursos e adaptaçõees que os professores utilizam em sua prática pedagógica na escolarização de alunos autistas em classes inclusivas. O delineamento metodológico foi de natureza qualitativa e a pesquisa de tipo etnográfico. Foram realizadas vinte e trÃs entrevistas semi-estruturadas com professores de 1ª a 6ª séries do Ensino Fundamental, de escolas públicas da Diretoria Regional de Ensino do Plano Piloto/Cruzeiro, Distrito Federal. O referencial teórico adotado foi a psicanálise, considerando a singularidade e as vicissitudes da constituição do sujeito no autismo.

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *