Diretrizes da Conae serão base para projeto do novo PNE

Diretrizes da Conae serão base para projeto do novo PNE

As resoluções da Conae (Conferência Nacional de Educação) serão utilizadas pelo Congresso Nacional como referência para a construção do novo PNE (Plano Nacional de Educação – 2011 a 2020). A determinação surgiu nesta quarta-feira, 19/08, após três reuniões entre representantes da Comissão Organizadora Nacional do evento e os presidentes do CNE ( Conselho Nacional de Educação) e das Comissões de Educação da Câmara e do Senado

Depois das audiências, a presidenta da CEC (Comissão de Educação da Câmara), Maria do Rosário (PT-RS), afirmou que tanto o Congresso Nacional quanto o MEC e a sociedade têm a responsabilidade de debater as bases do PNE e considera que a Conferência é o espaço mais democrático de discussão. “É o principal instrumento do povo brasileiro na busca por uma educação de qualidade e por um Brasil mais justo”.

Os encontros serviram para agrupar as atividades que estão sendo desenvolvidas com vistas a direcionar a formulação do novo plano. No próximo dia 27, a Comissão se reunirá com o ministro da Educação, Fernando Haddad, para definir a forma como o MEC incorporará as diretrizes da Conae.

Debates nos estados – A Conae vem mobilizando a população brasileira desde abril deste ano em torno das Conferências Municiais, Intermunicipais e Estaduais de Educação para debater a formulação do novo plano. Cerca de 430 mil pessoas já estão envolvidas nesse processo, de acordo com levantamento realizado pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação durante os meses de junho e julho, sobre o panorama das etapas locais em todo o país.

Segundo o diretor de programas da Secretaria Executiva Adjunta do MEC e membro da Comissão Organizadora Nacional da Conae, Arlindo Cavalcante Queiroz, o objetivo é encaminhar o documento final do encontro para análise do Congresso no próximo ano, após o término da etapa nacional da Conferência que acontece entre 28 de março e 1º de abril. “Queremos concluir a Conae não só com diretrizes, mas já com um esboço do próprio plano”, afirmou.

Ao mesmo tempo em que as fases estaduais do evento acontecem em todo o território brasileiro (veja a projeção de datas dos estados), o MEC está preparando a divulgação de uma avaliação do atual PNE (2001-2010) e a CEC, em parceria com o CNE e com a Comissão de Educação do Senado, promoverá sete seminários (dois no Norte e no Nordeste e um em cada uma das demais regiões do país) até o fim do ano. “Eles servirão para fortalecer o processo de mobilização que está em curso e para provocar a participação dos poderes legislativos municipais e estaduais na agenda da educação”, ressaltou a vice-presidenta da CEC, Fátima Bezerra (PT-RN).

_________________________________

Fonte de informação: CONAE- Conferência Nacional da Educação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *