Fórum Permanente de Educação Inclusiva da Região Metropolitana realiza encontro em Cubatão

I Fórum totalmente direcionado a essa discussão já deu frutos: a criação de um corredor cultural

por Morgana Monteiro

Lançando a semente de um sonho de integração cultural: assim poderia ser definido o I Fórum Metropolitano de Cultura, que reuniu representantes e artistas das nove cidades da região: Cubatão, Santos, Bertioga, Guarujá, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe. Foram dois dias de discussões, no Teatro Guarany, em Santos.

Na abertura, dominou a idéia de que a Cultura é o viés fundamental para respirarmos a verdadeira liberdade. O diretor executivo da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), Edmur Mesquita, ressaltou a importância da troca de idéias e experiências entre os municípios através da formação artística, resgate dos valores regionais e transformação da sociedade. A Agem é um órgão técnico de planejamento, ligado ao governo estadual.

A atriz e produtora cultural Neyde Veneziano falou sobre Cultura e Globalização. Disse que é imprescindível aproveitarmos os mais usados meios de comunicação (Internet, por exemplo), levando adiante as diferentes manifestações de arte, o que ela chamou de “cultura de acesso”.

A Cultura de Cubatão esteve representada através da apresentação do saxofonista Rodrigo Vilela, que interpretou o Hino Nacional Brasileiro, ao lado de integrantes da Linha de Frente da Banda Marcial. Destaque também para o Coral Zanzalá, que encerrou o primeiro dia de discussões, emocionando o público com canções como “Capim” (Djavan), “Walking Down the Glory Road” (Negro Spiritual) e “Somebody to Love” (Queen).

Cubatão de mãos dadas com a Cultura – O município de Cubatão divide a atenção com as belezas da Serra do Mar. A cidade, conhecida mundialmente por conta do sucesso da recuperação ambiental, também se destaca pelo potencial artístico. Foi esse o mote da palestra da secretária de Cultura e Turismo, Marilda Canelas, que falou sobre os projetos, manifestações e equipamentos culturais oferecidos à comunidade. A secretária destacou o trabalho que a equipe vem realizando junto à pasta: desde os investimentos nos Grupos Artísticos, até os projetos de formação (BEC, Cubatão Sinfonia, Banda Marcial Infantil). “O trabalho dos Corpos Estáveis é uma intervenção social porque muda a vida das pessoas”, afirmou Marilda.

A secretária ressaltou a importância das Festas Populares, que resgatam a auto-estima da população, proporcionando momentos de lazer e incentivando a criação artística. Isso, além do Carnaval, considerado por ela um dos mais importantes da região. Os futuros projetos não foram esquecidos: a criação do Parque Arqueológico Cotia-Pará, o projeto de lei que torna Cubatão a capital estadual das Bandas, além da instalação de um Telecentro na Biblioteca Central.

Destacou também a importância de uma política metropolitana de Cultura, de modo a integrar todas as manifestações de arte, cada uma representando sua cidade de origem, mas, ao mesmo tempo, construindo uma identidade regional. Além de Marilda Canelas, os outros secretários municipais de Cultura também participaram da mesa.

Criação de um Corredor Cultural – O I Fórum Metropolitano de Cultura sugeriu ainda ações práticas, como a extensão da Virada Cultural Paulista, a expansão do projeto Tocando Santos, integração dos Festivais de Inverno entre as cidades e até mesmo a publicação de um livro sobre os equipamentos históricos e arquitetônicos das cidades da Baixada Santista.

O ponto alto da plenária foi a criação de um “Corredor Cultural”, baseado no conceito de cultura com um foco metropolitano, viabilizando idéias que poderão entrar em prática em médio ou longo prazos. O objetivo é levar ao público as manifestações artísticas dos municípios, fazendo com que esses grupos, artistas e espetáculos percorram as cidades, para que todas as comunidades tenham acesso a essas culturas.

_________________________________

Fonte de informação: Prefeitura Municipal de Cubatão

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *