Pedagogia da ação-reflexão

Por Alex Sander Alcântara

Agência FAPESP – “A transformação da escola pública pode ser considerada como uma utopia ou como uma atitude. Como perspectiva utópica estará por vir, mas como atitude a transformação se incorpora ao trabalho cotidiano.”

Essa definição, de viver integralmente a realidade escolar, norteou o projeto “Trabalho integrado na escola pública: participação político-pedagógica”, coordenado pelo professor Pedro Ganzeli, da Faculdade de Educação (FE) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O projeto – desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Ráo, localizada no Parque Industrial, em Campinas – teve apoio da FAPESP por meio do Programa de Melhoria do Ensino Público.

De acordo com Ganzeli, a série de iniciativas ajudou a construir uma nova forma de organização democrática, tanto no âmbito interno da escola como na relação da unidade com os órgãos centrais de educação da rede municipal que controlam todo o processo escolar.

“As soluções foram pensadas pelos próprios professores, que deixaram de ser tarefeiros para adotar um trabalho reflexivo no enfrentamento dos problemas. A visão profissional se sobrepôs à visão personalista predominante na escola pública”, disse à Agência FAPESP.

O projeto, iniciado em julho de 2006 e concluído no mês passado, buscou romper com a lógica de organização do espaço escolar tradicional, baseada majoritariamente nas decisões dos gestores da educação.

(…)

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