Instituto Alfa e Beto traz ao Brasil nomes da pedagogia internacional para a discussão do cenário da educação no País
O Instituto Alfa e Beto promoverá, em agosto e setembro, um ciclo de seminários em seis capitais brasileiras (Recife, Porto Alegre, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Campo Grande) para apresentar e discutir evidências científicas sobre o que funciona em educação, em geral, e, especialmente, na alfabetização e no ensino da língua materna e matemática.
O título da rodada – Profissão professor: o resgate da pedagogia reflete o seu objetivo: demonstrar que a valorização da profissão do professor passa pelo resgate da pedagogia. E o resgate da pedagogia se faz levando em conta as evidências científicas sobre o que funciona.
Os seminários acontecerão entre os dias 24 de agosto e 2 de setembro – cada evento abordará temas relevantes para o contexto educacional de cada região e é destinado a professores do Ensino Fundamental e especialistas em educação e no ensino das disciplinas.
Os seminários contam com a participação de quatro especialistas em diferentes áreas da educação (ensino da língua materna, alfabetização, matemática e didática geral) que prometem enriquecer o debate com visões atualizadas sobre como os países mais desenvolvidos na educação lidam com três aspectos centrais para a valorização do magistério: conteúdo do programa pedagógico; maneiras de ensinar e suas comprovações científicas e preparação de professores.
O programa dos seminários divide-se em palestras, com tradução simultânea, e oficinas para os professores especialistas no ensino de alfabetização, língua portuguesa e matemática e metodologia científica em pedagogia.
Profissão professor: o resgate da pedagogia é uma iniciativa do Instituto Alfa e Beto. O seminário será dirigido pelo Professor João Batista Araujo e Oliveira, presidente do Instituto, e conta com o apoio do Sesi, ICE e Undime, em Pernambuco; Secretaria Estadual de Educação e Undime, no Rio Grande do Sul; Secretaria de Educação Integral, Secretaria de Educação e CNI (Confederação Nacional da Indústria), em Brasília; Secretaria Municipal de Educação, no Rio de Janeiro; da APPMG (Associação dos Professores Públicos de Minas Gerais), em Minas Gerais; e da Secretaria Estadual de Educação, em Mato Grosso do Sul.
Instituto Alfa e Beto
Criado em 2006, o Instituto Alfa e Beto tem como missão disseminar e promover políticas e práticas de educação baseadas em evidências científicas comprovadas. O presidente do IAB, professor João Batista Araujo e Oliveira, diagnostica a alfabetização de crianças como o principal problema da educação no Brasil. Além dele, o ensino da língua materna nas séries iniciais é particularmente crítico, pois, uma vez consolidada a alfabetização, ele é instrumental para o aluno poder compreender o que lê nas diversas disciplinas.
Com foco inicial na alfabetização de crianças, o IAB oferece programas para crianças de Zero a Três anos, pré-escola, alfabetização e ensino fundamental. Todos os programas do IAB têm como característica o ensino estruturado articulado com a capacitação e o gerenciamento da implementação.
Os materiais do IAB integram os componentes gerencial e pedagógico e contemplam a Secretaria de Educação, o Diretor da Escola, Coordenadores Pedagógicos e Professores, assegurando, dessa forma, instrumentos de acompanhamento, controle e avaliação.
SERVIÇO
Acompanhe as datas e os locais dos seminários:
Porto Alegre
26 de agosto das 8 às 18h
Auditório do AMMRS (Associação Médica do Rio Grande do Sul)
Av Ipiranga, 5311
Brasília
27 de agosto das 8 às 18h
Centro de Eventos Brasil 21
SHS – Quadra 6 – Lote 01 – Conjunto A – Setor Hoteleiro Sul
Rio de Janeiro
28 de agosto das 13 às 18h
Clube Monte Líbano
Av. Borges Medeiros, 701 -Leblon
Belo Horizonte
31 de agosto das 8 às 18h
Auditório do Hotel Granderel
Rua Espírito Santo, 901
Campo Grande
02 de setembro das 8 às 18h
Centro de Convenções Palácio Popular da Cultura
Rua Waldir dos Santos Pereira, s/n – Parque dos Poderes
Informações para a imprensa:
IW Comunicações
Lia Calder
(11) 8635-8188
________________________
Fonte de informação: ANDI
Gostaria de saber como fazer a inscrição e se estudantes de pedagogia podem participar desse evento.