LANÇAMENTO II CENSO DE BARUERI SOBRE DEFICIÊNCIAS NO MUNICÍPIO

XIII SEMANA DE PREVENÇÃO ÀS DEFICIÊNCIAS

21 A 28 DE AGOSTO, 2008

NO DIA 21 DE AGOSTO DE 2008 A APAE DE BARUERI, SP.

LANÇOU O

RELATÓRIO DO II CENSO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

APAE DE BARUERI

Rua Padre Donizete Tavares de Lima, 74

Vila São Francisco

Barueri – SP

Tel/fax: 4198-5364 e 4198-4010

www.apaebarueri.org.br;

email: APAE@apaebarueri.org.br;

digitado por Maria Amelia Vampré Xavier, da Rede de Informações Área Deficiências Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo, Fenapaes, Brasília (Diretoria para Assuntos Internacionais), Sorri Brasil, SP, Carpe Diem, SP, Rebrates, SP, Inclusion InterAmericana e Inclusion International em 22 de agosto, 2008

Temos há anos já um grande apreço pessoal pelos amigos que dirigem a APAE de Barueri, pelos seus profissionais muito gabaritados e, de modo especial, pelo acolhimento e orientação muito humanos dados a famílias como a nossa, por exemplo, com um filho com deficiência intelectual e física grave, múltiplas deficiências diríamos.

Somos um movimento significativo entre as organizações sem fins lucrativos que trabalham no Brasil em prol da qualidade de vida e dos direitos de pessoas com deficiência intelectual de qualquer idade, do berço ao término da existência. O movimento apaeano tem recebido críticas, algumas até justificadas, em vista do caráter “assistencialista” que tem caracterizado algumas APAES, que não estão bem informadas sobre as grandes conquistas mundiais em prol de pessoas com deficiências, em nosso caso específico, deficiência intelectual. Todavia, um grande número de entidades do grupo que dirigimos por todo o Brasil tem evoluído muitíssimo e são numerosas as APAES que têm o propósito de lutar pela inclusão educacional e social de nossos treinandos desde a estimulação precoce nos primeiros anos de vida até a vida adulta e, além disso, na terceira idade.

A APAE de Barueri tem tido sempre uma atitude arrojada em relação à inclusão e nisso está talvez o seu maior valor entre as organizações de pais em todo o Brasil. Tornaremos a falar dos programas da APAE de Barueri, que muito nos orgulham, mas hoje queremos abordar o documento importantíssimo, lançado ontem, que custou muita pesquisa e muito esforço do pessoal de Barueri. Referimo-nos ao

RELATÓRIO DO II CENSO DA PESSOA COM NECESSIDADES ESPECIAIS DE BARUERI

Para que os amigos de todo o Brasil, interessados no bem estar de pessoas com deficiência intelectual saibam do valor desse documento, transcrevemos apenas o segundo parágrafo da Introdução ao Relatório, que fala por si mesmo:

A pesquisa teve como objetivo revelar o perfil e o quadro socieconômico ainda hoje bastante desconhecidos de uma população que, embora demande atenção e cuidados especiais, muitas vezes encontra-se isolada e esquecida, distante do olhar da sociedade, afastada do universo do conhecimento e do trabalho, privada de atendimento de saúde adequado, enfim, excluída das possibilidades de uma vida digna, saudável e produtiva.”

O lançamento do Relatório desse importante II Censo ocorreu no Centro de Eventos de Barueri, diante de uma platéia lotada, composta principalmente de famílias de crianças, jovens e adultos com deficiências. Diversas autoridades de destaque na área das pessoas com deficiência marcaram presença. Entre elas citamos algumas apenas: Dr. Hélcio Eustáquio Rizzi,assessor técnico da CORDE, representando o Secretário Especial de Direitos Humanos, Ministro Dr. Paulo de Tarso Vannuchi e Dra. Izabel Maria Madeira de Lourenço Maior coordenadora geral da CORDE, a senhora Margareth Nicoletti, que representou o Secretário da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social de S.Paulo, Dr. Rogério Amato, senhor Luiz Baggio Neto, que representou a Secretária Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Dra. Linamara Battistella, a senhora Márcia Gori, Presidente do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência, e as principais autoridades do município..

O Promotor de Justiça dr. Marcos Mendes Lyra, bem como o Promotor de Justiça Luís Roberto Jordão Wakim, presentes à solenidade de lançamento do II Censo da Pessoa com Necessidades Especiais de Barueri, assinaram o prefácio ao Relatório com as seguintes observações:

É com grata satisfação que acompanhamos o lançamento do Relatório do II Censo da Pessoa com Necessidades Especiais de Barueri, elaborado pela APAE de Barueri.

“Trata-se de obra marcante e de fundamental importância para a análise do quadro social atual em relação às pessoas com necessidades espe ciais. O rigor científico e metodológico garante precisão e riqueza de detalhes, que propiciam que o trabalho se transforme em valiosa ferramenta de pesquisa para as mais variadas searas do conhecimento, muito além das fronteiras do município de Barueri. “

“O escopo perseguido pelo trabalho é, sem sombra de dúvidas, a transformação da sociedade brasileira em uma sociedade cada vez mais inclusiva e igualitária. Para isso, o Censo vem em boa hora, já que muito pouco se sabe sobre a real situação do cidadão com alguma deficiência.

“A potente ferramenta possibilitará um traçado mais preciso das políticas públicas que deverão nortear o administrador público, a fim de garantir a ampla fruição de direitos, tal qual garantido nos diplomas legais nacionais.

“Nesse sentido, o Ministério Público posiciona-se como guardião de direitos e partícipe na luta pelo amadurecimento social, sempre com o propósito de acelerar a mudança do paradigma assistencialista e paternalista do Estado, que perpetua modelo ultrapassado e pouco eficiente.

“A informação acurada trazida pelo censo é a grande aliada para o almejado desenvolvimento social.

Como sempre acontece em relação aos variados eventos que ocorrem em S. Paulo, o Presidente da Federação Nacional das APAES, deputado Eduardo Barbosa, grande defensor de nossas famílias, nos pede que o representemos quando sua agenda completa não lhe permite assistir à iniciativa partida de uma APAE pois o dr; Eduardo Barbosa valoriza muito tudo de bom que emerge do movimento apaeano.. Foi o que fizemos ontem com prazer pois como integrante da Diretoria Executiva da Federação Nacional das APAES, que congrega mais de duas mil associadas, é nosso dever nos interessarmos por todas as iniciativas de nossas entidades que visem melhorar o atendimento às pessoas com deficiência e a compreensão do seu valor pela sociedade como um todo.

Alguns documentos de extrema importância foram distribuídos entre as pessoas presentes ao lançamento do II Censo sobre a Pessoa com Necessidades Especiais de Barueri. São tão relevantes que iremos, paulatinamente, transcrevendo trechos dos mesmos para que possamos contribuir como fazemos, com muito entusiasmo, pela máxima divulgação de informações referentes a nossas famílias, nossa causa!

Damos, pois, calorosos parabéns à APAE de Barueri, que conseguiu dar repercussão nacional à sua iniciativa, tendo nomes de alta expressão política e de defesa dos direitos humanos presentes à solenidade.

Fazemos votos de que nossas queridas APAES, espalhadas por todo o território nacional, continuem a lutar em prol da qualidade de vida de nossas famílias pois como nos disse um dia um grande educador canadense:

As famílias são o coração e a alma de nossas instituições.

Com carinho

Maria Amelia

.

Digitado em S.Paulo, por Maria Amélia Vampré Xavier, da Rede de Informações Área Deficiências Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo, Fenapaes, Brasília, (Diretoria para Assuntos Internacionais), e entidades parceiras em 22 de agosto, 2008.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *