Centro de Referência: qualidade para todos na Educação Pública

Descrição do logotipo: dois traços simbolizando a igualdade e a seguir o texto: Instituto Paradigma - pessoas incluindo pessoas
Descrição do logotipo: dois traços simbolizando a igualdade e a seguir o texto: Instituto Paradigma - pessoas incluindo pessoas

Prédio, que será inaugurado dia 24, em Sorocaba, teve consultoria do Instituto Paradigma

Imagine um espaço moderno e de concepção arquitetônica arrojada, onde uma equipe de profissionais, altamente qualificada, vai trabalhar exclusivamente com o compromisso de garantir educação de qualidade a todos os alunos da rede pública do município. É dessa forma que vai atuar o Centro de Referência em Educação de Sorocaba. “Um local inovador e com o compromisso único de atender bem os estudantes de escolas municipais e estaduais”, destaca o prefeito Vitor Lippi. A solenidade de entrega do prédio acontecerá na quinta-feira, 24 de setembro, às 19h.

No local serão disponibilizadas atividades de formação, assessoria técnica,  recursos e serviços aos gestores e  equipes escolares para garantir o atendimento dos alunos com necessidades educacionais especiais,concretizando a política de acesso e qualidade de educação para todos.

Considerado inovação no setor educacional, o prédio contou, desde a concepção até a execução do projeto, com orientação e apoio técnico do Instituto Paradigma (IP), referência no que se refere à inclusão social. O resultado foi uma estrutura física de mais de 2 mil metros quadrados de área construída, 100% acessível. Ou seja, esta preocupação com a acessibilidade do prédio vai permitir as pessoas com necessidades especiais de aprendizagem e/ou com deficiências, inclusive visual, a total mobilidade por todos os ambientes.

O prefeito Vitor Lippi conta que no local um grupo de profissionais – pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeuta, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais – vai atuar em parceria com os educadores (professores, diretores, coordenadores e supervisores). “Nossa intenção é assegurar o cumprimento do maior objetivo do CRE: educação de qualidade para todos os alunos”, observou.

Para um atendimento eficiente, toda a Rede Municipal de Ensino foi dividida em pólos. A equipe de profissionais fará o atendimento local, mas priorizará o trabalho itinerante, com visitas periódicas às escolas para atender as demandas sociais, pedagógicas e psicológicas.

Para Lippi, o que torna o Centro de Referência um espaço realmente inovador é a sua estrutura e equipe, voltados a pensar na qualidade da educação para todos os alunos, indistintamente. “O Centro de Referência em Educação não atenderá só pessoas com deficiência. Vamos atender todos os alunos que têm dificuldade de aprendizado. Lá, vamos procurar saber qual a causa e como ajudá-los”, explica.

Já a secretária da Educação de Sorocaba (Sedu), Maria Teresinha Del Cistia, destaca outro papel importante do Centro. O local será o foco no apoio às equipes escolares para que possam desenvolver estratégias pedagógicas que possibilitem a todos os alunos usufruírem das rotinas escolares com equiparação de oportunidade.

A secretária lembra ainda da consultoria do Instituto Paradigma, na elaboração do plano de ação, na seleção e na formação da equipe multidisciplinar responsável pelas ações do espaço. Outro desafio é integrar todos os recursos e serviços disponíveis na cidade, que contribuam para o desenvolvimento pleno dos alunos. “Esse processo é mais um passo no compromisso de fazer de Sorocaba uma Cidade Educadora”, conclui Teresinha.

Modelo nacional

Além da educação, o Centro de Referência em Educação funcionará também como um espaço cultural. O prédio abrigará um anfiteatro e um espaço para sediar eventos ao ar livre. Para o Vitor Lippi, a programação que será desenvolvida resultará não somente na melhora das condições de trabalho dos educadores, mas, principalmente, na qualidade da educação que vem ao encontro ao conceito de ‘Cidade Educadora, Cidade Saudável’.

O projeto e a construção do Centro de Referência contaram com o acompanhamento do Instituto Paradigma, entidade de São Paulo especializada em ações para a inclusão de pessoas. Do estacionamento aos ambientes internos, tudo foi planejado para permitir acesso total a todos os ambientes do prédio, incluindo cadeirantes, idosos e obesos, deficientes visuais, entre outros. Uma criança cadeirante, por exemplo, poderá se servir sozinha no refeitório, pois o balcão é acessível à altura de suas mãos.

Outros exemplos: as fechaduras das portas e janelas têm modelos de fácil manuseio para atender as necessidades de cadeirantes e de pessoas com alta ou baixa estatura; o estacionamento comportará 53 veículos, com vagas reservadas às pessoas com necessidades especiais, sinalização horizontal e vertical, e terá também uma rampa de cerca de 1,20 metro de altura para facilitar a saída da pessoa e/ou cadeirante do carro.

Além disso, o acesso ao prédio se dará por rampas, com corrimões duplos, guias de balizamento e a sinalização tátil de alerta antes do início e após o término da rampa. A sinalização adota várias formas, como braile, figuras e letras em relevo e em cores contrastantes. “Nosso Centro de Referência em Educação será um grande apoio à escola inclusiva e às crianças com deficiência ou dificuldade de aprendizado”, finaliza Vitor Lippi.

Serviço

Centro de Referência em Educação
Área construída: 2.119,28 m2
Inauguração: 24/09/09 – 19 hs
Prefeitura de Sorocaba – Secretaria de Comunicação
16/09/09 – fones 3238.2498 / 2497 / 2489

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Fonte de informação: Ecco Press

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