Programas integram ações de saúde e educação para estudantes da rede pública

O Programa Saúde na Escola (PSE) e a Caderneta de Saúde de Adolescentes e Jovens foram lançados na manhã de hoje (22), em Fortaleza (CE) em comemoração ao Dia Nacional da Juventude. Os programas visam integrar ações de educação e saúde estimulando os jovens a se envolverem mais nas questões de saúde.

O Programa Saúde na Escola é uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação que tem por objetivo articular profissionais de equipes da Saúde da Família (programa do Sistema Único de Saúde) com educadores. A proposta é que o programa reúna a comunidade escolar, pais, jovens e profissionais da saúde para difundir a discussão da temática, colocando o jovem como protagonista dos debates.

De acordo com Julieta Pontes, coordenadora da estratégia de saúde da família que vai articular o Programa de Saúde na Escola, diversas ações serão realizadas no sentido de avaliar a saúde dos jovens e inseri-los no contexto, estimulando a participação nos debates. “Os profissionais da saúde irão até a escola verificar a situação vacinal dos (as) alunos (as), saúde bucal, oftalmológica. Serão realizados seminários e encontros onde os jovens poderão atuar”, informa ela.

Já a Caderneta tem caráter educativo sendo um instrumento tanto de orientação como de registro da saúde dos adolescentes. A ferramenta é destinada aos alunos de 10 a 16 anos, e assim como o PSE, é voltada para atender estudantes da rede pública de ensino.

Mas Julieta ressalta que a caderneta não é só um instrumento para ser distribuído, mas sim ser trabalhado. Ela traz dicas de saúde, higiene, sexualidade, cuidados com alimentação, modificações da puberdade, como o ciclo menstrual das adolescentes, além de informações importantes sobre sexo, consumo de drogas, álcool e tabaco. “Ela (caderneta) não está fechada. Os jovens podem dar opiniões, dizer se desejam ver outras dicas”, esclarece.

Inicialmente os projetos atenderão aproximadamente 41 mil crianças na capital. A meta, segundo Julieta, é que o número atinja os 129 mil alunos até 2013.

__________________________

Fonte de informação: ADITAL

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *