“Ninguém mais vai ser bonzinho” é o título do espetáculo teatral do grupo “Os Inclusos e os Sisos”, do Rio de Janeiro, a ser exibido na próxima terça-feira, 26, no auditório térreo da Faculdade Frassinetti do Recife, Fafire. Como diferencial, os diálogos acontecerão m Libras (Língua Brasileira de Sinais), braile e audiodescrição, inspirados no livro “Ninguém mais vai ser bonzinho, na sociedade inclusiva”, de Cláudia Werneck.
Haverá duas apresentações no mesmo dia: às 16h30 e às 20h30. Fruto do projeto Teatro de Mobilização pela Diversidade, criado pela ONG Escola de Gente-Comunicação e Inclusão, tem o conceito de sociedade inclusiva como foco do trabalho, utilizando-se da arte para transformação social e cultural. A fim de combater a discriminação das diferenças, sejam elas de raça, etnia, gênero, deficiência, entre outras, “Ninguém mais vai ser bonzinho” é uma comédia com toques de suspense policial, que mostra formas sutis de discriminação em uma situação limite.
Quatro pessoas, uma com Síndrome de Down, estão presas em um ônibus que foi sequestrado. Sem perspectiva de ajuda, elas precisam encontrar uma maneira de sair da situação, sob a ameaça iminente da volta dos bandidos. O espetáculo inova com a acessibilidade total na comunicação ao público. São oferecidos programas impressos, em braile e meio digital. Haverá também tradução para a de Língua Brasileira de Sinais (Libras), legenda eletrônica, para pessoas surdas ou com deficiência auditiva, e também audiodescrição para pessoas cegas ou com baixa visão.
O espetáculo é promoção do projeto Educação Integral, com apoio dos cursos de pós-graduação da Fafire em “Educação Especial”, “Alfabetização” e “Coordenação Pedagógica”, coordenado pelas professoras Maria Auxiliadora Albuquerque e Walnéa Lima. O espetáculo é gratuito, mas aberto apenas para alunos da rede pública e da Fafire. Informações : (81) 2122-3501.
Fonte: Pauta Social – http://www.pautasocial.com.br/pauta.asp?idPauta=25945