A Secretaria de Estado de Educação também assume a capacitação dos usuários e coordenará programas de treinamento para que professores, funcionários e alunos aprendam a utilizar as novas ferramentas no ambiente educacional. Com o uso destas ferramentas na rotina escolar, a pesquisa e, principalmente o fluxo de informações será facilitado. Entre as aplicações práticas pode-se citar, por exemplo, a criação de sites para divulgação de conteúdo e dados de interesse de cada comunidade.
O anúncio aconteceu nesta segunda-feira, dia 01/06, no Salão Nobre do Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, reunindo blogueiros, representantes do governo e um dos “pais da Internet”, Vint Cerf, hoje Vice-Presidente Mundial da Google Incorporation. Na ocasião, também foram apresentadas outras iniciativas do Governo de Minas na Web 2.0..
Conheça os 3 pilares do projeto: Colaboração, Comunicação e Infraestrutura.
Colaboração: Permitir a criação de documentos de texto, planilhas, formulários, apresentações e sites de forma colaborativa. Ou seja: várias pessoas editando o mesmo arquivo em tempo real, de qualquer lugar, de qualquer tipo de computador ou até mesmo de telefones celulares. Aplicativos incluídos: Google Docs, Google Site, Labs, Google Vídeo.
Comunicação: Facilitar a comunicação para os alunos, funcionários e professores através de canais via web. Emails de 7GB de capacidade, instant messenger, chats em áudio e vídeos, agendas de laboratórios e calendário de atividades. Aplicativos incluídos: Gmail, Gtalk, Google Calendar.
Infraestrutura: Economizar tempo e recursos públicos através da hospedagem de aplicativos de web. Toda a experiência do Google em gerenciamento de dados na internet está à disposição da educação. Inclui: ferramentas de administração, privacidade e segurança, além de acesso às APIs Google.
Fonte: Blogs Educativos – http://br.groups.yahoo.com/group/blogs_educativos