A História do preconceito no Brasil e no mundo

Descrição da imagem: globo formado por teclado de computador.Primeiramente gostaria de agradecer a todos os que de alguma forma se envolveram no projeto “A História do Preconceito no Brasil e no Mundo” realizado na E.E. Professora Neuza de Oliveira Prévide entre os anos de 2005 e 2008. Alunos, alunas, os professores Sérgio (Química), Valdir (Física), João (Matemática), Jairo (Português), Lívia (História e Atualidades), Igor (Matemática e Atualidades) e Sidney (Sociologia), pessoal da secretaria, pessoal da limpeza, responsáveis pela biblioteca, diretora Vera, vice-diretores Jonas e Janete, coordenadores José Rodrigues e Guilherme que tiveram a sensibilidade de ajudar em tudo que foi possível na execução, elaboração, fornecimento de materiais pedagógicos, reuniões, orientações, apoio, atenção e sobretudo a compreensão de que esse projeto era e é especialmente dedicado aos alunos e alunas da comunidade escolar.

Visando uma formação humana, solidária, tolerante com o próximo, amiga, responsável e sobretudo trasnformadora, desenvolvemos uma série de trabalhos, POESIAS, MANIFESTOS, CARTAS ABERTAS, POWER POINT, TEATRO, PERGAMINHOS, FOLDERS, BUNNERS, SEMINÁRIOS, PALESTRAS, AULAS CONJUNTAS (TRÊS PROFESSORES AO MESMO TEMPO EM UMA AULA) e SOBRETUDO O CARRO CHEFE DO PROJETO, OS CARTAZES, que simplesmente ao longo desses quatro anos foram conscientizando, dialogando e fazendo os educandos refletirem sobre essa temática que é tão atual e importante para a construção de um país mais harmonioso e sobretudo humano e feliz.
Ao longo desses quatro anos, fizemos um divisão de tarefas a serem desenvolvidas pelos alunos nos trabalhos, bimestralmente. Por exemplo:

1º BIMESTRE – RACISMO TÔ FORA!!! = com essa pergunta desenvolvemos uma série de debates em sala de aula, no refeitório da escola, na sala de vídeo, na biblioteca visando que eles dominassem o conceito em si. Não obstante, na execução dessa discussão produzimos uma série de trabalhos, dentre eles os maravilhosos CARTAZES.

2º BIMESTRE – O RACISMO CONTRA O POVO JUDEU = nesse quesito, de uma forma geral com a temática da Segunda Guerra e do Holocausto Nazista, pudemos entre várias áreas do conhecimento estabelecer relações entre as disciplinas de História, Física, Química e Matemática no sentido de uma série de problemas, a questão do gás inseticida ZYKLON-B, utilizado para matar os judeus, a questão da bomba atômica, a questão das indústrias e seu desenvolvimento tecnológico, as pesquisas científicas, as descobertas nos campos do conhecimento e etc. Produziram os cartazes mais impactantes já vistos pela escola.

3º BIMESTRE – MACHISMO E FEMINISMO: QUEM TÊM RAZÃO? = esse tema gerou uma certa polêmica na escola, justamente por envolver uma questão que é atual e é do cotidiano da vida das pessoas. Foi proveitoso em vários aspectos, por acabar envolvendo vários outros segmentos da escola, como funcionários, gestores e etc no tocante a discussão e o próprio envolvimento desse tema no mercado de trabalho, nas relações sociais e etc. Produziram cartazes provocativos e envolventes.

4º BIMESTRE – SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA = esse com certeza fechou com chave de ouro os anos letivos que foram proporcionados, porque além dos cartazes maravilhosos, foram feitos grafites, teatros, grupos de estudo, enfeites, grupos de estética para uma apresentação na semana inesquecível e etc.

De forma geral foi essa nossa proposta de trabalho, eu como professor de História e também como professor de Atualidades coordenei a produção desses trabalhos, de forma que agradeço a paciêcia de todos aqueles que tiveram comigo e conviveram e convivem comigo pessoalmente e profissionalmente. Peço desculpas por qualquer ato falho que tenha cometido, porque o objetivo foi sempre a conscientização e a formação cidadã dos alunos.

Esses trabalhos de uma forma geral envolveram os alunos do 3º ano do Ensino Médio, mas de uma forma ou de outra acabaram por envolver e estimular os alunos de diversas outras séries.

Sejam todos muito felizes e muito, mais muito obrigado mesmo. Em especial ao aluno Vínicius pelos Bunners doados ao nosso projeto, ao aluno Ricardo pelo envolvimento e paciência comigo e sobretudo os professores Sérgio e Valdir, que são verdadeiros irmãos de luta e batalha.

Atenciosamente
Professor José Eduardo Brondi – Historiador e professor da E.E. Profª Neuza de Oliveira Prévide.

Fonte: http://professorbrondi.blogspot.com/2009/07/consideracoes-sobre-o-projeto-historia.html?zx=2b6b72e56c7cb77a

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *