O evento deve reunir cerca de 130 gestores das escolas públicas-municipais do Ceará entre os dias 08 e12 de setembro.
Discutir as ações educacionais em prol da inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades. Esse é o principal objetivo do Seminário Educação Inclusiva para Gestores, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SME) em parceria com o Ministério da Educação (MEC). O evento acontece de segunda (08) à sexta-feira (12), das 8 às 17h, no Marbello Ariaú Hotel, na Praia do Futuro.
Cerca de 130 gestores de escolas públicas-municipais do Ceará devem participar do Seminário que faz parte das ações do Projeto Educar na Diversidade do MEC, o qual busca desenvolver escolas e práticas de ensino inclusivas a fim de combater a exclusão e atender à diversidade de estilos de aprendizagem nas salas de aula.
Durante toda a semana, ditetores, técnicos da SME e especialistas vão participar de palestras e mesas-redondas onde devem apresentar e sugerir propostas para o desenvolvimento do docente e da escola na área da Educação Inclusiva.
No total, 21 municípios cearenses participam do Educar na Diversidade. Fortaleza foi escolhida pelo MEC como município pólo de articulação dessa política de Educação Inclusiva no estado.
Segundo Rejane Araruna, técnica em Educação da SME, a Educação Inclusiva faz parte das ações políticas, culturais e pedagógicas da Secretaria, desencadeadas em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, sem discriminação. Atualmente, a rede municipal de Fortaleza atende cerca de 1.990 alunos matriculados com algum tipo de deficiência.
Fonte: http://www.antonioviana.com.br/novo.php?sec=materia&id=24337