Pelo oitavo ano consecutivo, o Comitê Técnico de Inclusão Digital do governo federal promove a Oficina para Inclusão Digital, evento que reúne monitores de telecentros, agentes locais e coordenadores de iniciativas em gestão de programas públicos para debates e atividades de formação social e técnica, com o objetivo de ampliar e melhorar o atendimento e capacitação dos programas de inclusão digital para a sociedade.
A 8ª Oficina para Inclusão Digital acontece desta vez na cidade de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, de 24 e 27 de novembro de 2009, nas instalações do SESC Venda Nova, Rua Maria Borboleta, s/nº, Bairro Letícia. As inscrições são gratuitas e estão abertas no site oficial da Oficina no endereço http://oficina.inclusaodigital.gov.br
Este ano os participantes também podem obter informações sobre os preparativos da Oficina, grade de palestras, debates e oficinas, seguindo o perfil www.twitter.com/OficinaID
A 8ª Oficina é organizada pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI/MP), em conjunto com a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), Sampa.org, Rede de Informações para o Terceiro Setor (RITS), Cidadania Digital, Coletivo Digital, Projeto Saúde & Alegria e Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos (IPSO).
Nesta edição mineira, o governo municipal de BH participa como organizador local, por meio da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel) e um conjunto de parceiros de atuação regional que constituem o comitê organizador local do evento para interlocução com o comitê nacional.
Para Rodrigo Assumpção, presidente da Dataprev e coordenador do Comitê Técnico de Inclusão Digital, a realização da 8ª Oficina é um sinal de que o assunto não se dispersou nos últimos anos. “Se organizamos a 8ª Oficina hoje, com sucesso, é sinal de que o tema inclusão digital entrou definitivamente na agenda do governo federal e de diversas instituições públicas pelo país, afinal este é um dos maiores desafios colocado para a sociedade brasileira. Governos de Estado e prefeituras estão empenhados em capacitar os cidadãos, ampliando cada vez mais o acesso das pessoas ao conhecimento compartilhado disponível na Internet.”
A grade de programação da 8ª OID está sendo definida com a contribuição dos órgãos e entidades que fazem parte do Comitê Técnico de Inclusão Digital. Os temas em destaque são: o Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades – Telecentros.BR, o Observatório Nacional de Inclusão Digital, as redes de formação e a articulação de projetos federais, estaduais, municipais e da sociedade civil.
_______________________
Fonte de informação: RTS